Para quem acreditava que as corridas de rua no Campeonato Mundial de Ciclismo em Zurique já eram difíceis, o desafio em 2025 promete ser ainda maior. A UCI anunciou nesta quinta-feira, os percursos do Campeonato Mundial de Ciclismo que acontecerá em Ruanda, na África, de 21 a 28 de setembo.
O evento trará tanto Corridas de Estrada quanto Contrarrelógios que apresentam um cenário desafiador em trajetos íngremes, oferecendo uma grande oportunidade para os escaladores.
Prova de Estrada com 5.475 metros de altimetria
A prova de estrada da elite masculina está programada para o dia 28 de setembro de 2025. Os ciclistas enfrentarão um percurso de 267,5 km e uma elevação total de impressionantes 5.475 metros. A corrida começará e terminará na capital Kigali, com o Mont Kigali (5,9 km a 5,6%) como um dos principais desafios, a ser vencido uma vez no meio da prova.
Grande parte da competição acontecerá em um circuito local de 13,6 km, com uma volta inicial de 15,1 km, realizada 9 vezes antes da volta intermediária e 6 vezes na parte final. Além do Mont Kigali, o percurso inclui subidas íngremes como a Côte de Kimihurura (1,3 km a 6,3%) e o Côte de Kigali Golf (800 metros a 8,1%), que vão testar ao máximo a resistência dos atletas.
Contrarrelógio: mais um teste para bons escaladores
Os Contrarrelógios da Copa do Mundo de Ruanda também favorecem os ciclistas com habilidades em escalada. A prova masculina da elite acontecerá no 1º dia do Mundial, 21 de setembro e terá 40,6 km, com um ganho de elevação de 680 metros ao redor de Kigali.
As subidas incluem a Côte de Nyanza (2,5 km a 5,8% e 6,6 km a 3,5%), que será enfrentada duas vezes, uma de cada lado, além da Côte de Péage (2 km a 6%) e a Côte de Kimihurura, que finaliza o percurso.
A Copa do Mundo de Ciclismo de 2025 em Ruanda promete ser um dos eventos mais desafiadores dos últimos tempos, com percursos que vão elevar o nível de competição e beneficiar claramente os grandes escaladores.