Juan Ayuso revela expectativas para o Mundial “será todos contra Pogacar, ele está um nível acima de todos”
Juan Ayuso (UAE Team Emirates), viveu um ano de altos e baixos, mas terminou com a seta apontada para cima. Em entrevista ao jornal espanhol Marca, Ayuso revelou suas percepções sobre o Campeonato Mundial de Ciclismo de estrada e seus planos para o futuro. Entre outras revelações, o espanhol afirmou que o Giro d’Italia possivelmente será um dos objetivos para 2025.
Reunião neste sábado decidirá estratégia para o Mundial
Sobre a estratégia para o Campeonato Mundial, Ayuso especificamente que ainda está em fase de preparação detalhada.
“Neste sábado teremos a oportunidade de fazer uma reunião mais específica para saber como se movimentar. Mas é claro que, com a equipe que temos, não podemos esperar pelo fim. Você tem que se antecipar e estar nas fugas importantes”, afirmou Ayuso.
Ele destacou que espera uma corrida difícil, com os ataques começando muito antes da linha de chegada, e fez referência ao que aconteceu nos Jogos Olímpicos como um exemplo do que evitar: “Nos Jogos Olímpicos não tivemos pernas, mas acho neste domingo as coisas será outra história.”
Forma Atual e Expectativas para o Futuro
Ayuso explicou que o retorno às competições após os Jogos Olímpicos foi complicado, principalmente devido ao período que ficou longe da bicicleta. “Voltar à competição foi um pouco difícil para mim. Fiquei parado depois dos Jogos Olímpicos de Paris. Não toquei na bicicleta por quase uma semana. As primeiras corridas foram difíceis. Mas no Tour de Luxembourg penso que melhorei bastante”.
“Pogacar está um nível acima de todos”
Ayuso confirma o favoritismo do colega de equipe Tadej Pogacar, que será um forte adversário no Campeonato Mundial neste domingo e ressalta que todos estarão contra ele e, mesmo sabendo o que fará, será difícil impedi-lo.
“Neste caso ele é o favorito. Ele está um nível acima de todos, mas ele terá um papel importante, porque todos vão correr contra ele e controlar uma corrida como essa não é fácil, ele terá sair e aí suas forças poderão acabar”, explicou.
Juan Ayuso acredita que existirão alianças contra a forte Eslovênia. “Acho que a aliança virá, mas não poderá ser controlada no início. A Eslovênia é o única que pode ser deixada de fora. Quando tudo sair do controle, seremos todos rivais. Mas no início certamente veremos os verdes dispararem”.
Final de temporada na Itália
Em relação às competições que ainda restam na temporada, Ayuso destacou que estará nas clássicas italianas Giro dell’emilia (05.10), Tre Valli Varesini (08.10) e Il Lombardia (12.10). Ayuso não esconde que a última prova, no entanto, é o seu principal objetivo para o final da temporada de 2024.
“Quero terminar naquele monumento. Espero por essa corrida há vários anos e, por um motivo ou outro, ainda não terminei.”
Giro d’Italia em 2025
Questionado sobre a sua participação no Giro d’Italia, Ayuso afirmou que é uma possibilidade, mas que prefere aguardar até que os percursos das corridas sejam definidos.
“É uma possibilidade. Estou esperando os percursos saírem. Você nunca sabe como pode ser. Talvez LaVuelta seja melhor para mim do que o Giro ou vice-versa. Em princípio, em 2025 não farei o Tour. Hoje o mais provável é que faça o Giro, mas até ver tudo não quero decidir”, finalizou Juan Ayuso.