Técnico da Holanda tenta tirar a pressão sobre Mathieu Van der Poel “existem dois principais favoritos (Pogacar e Evenepoel)”
A Holanda estará focada em um único líder no Campeonato Mundial de Estrada, neste domingo: Mathieu van der Poel. Esta é uma tática diferente da maioria das equipes, mas, ao mesmo tempo, a pressão também recai sobre as principais estrelas, da Eslovênia, Tadej Pogacar, e da Bélgica, Remco Evenepoel, segundo a análise de Koos Moerenhout, técnico da seleção holandesa.
“Existem dois principais favoritos”
“Existem dois principais favoritos. São homens da categoria hors (fazendo uma alusão às categorias de escaladas), mas isso não significa que vencerão a prova. Será uma corrida muito difícil de 274 km e tudo terá que dar certo para eles também”, afirmou Koos Moerenhout ao site holandês Wielerflits.
Embora a atenção esteja voltada para Tadej Pogacar e Remco Evenepoel, o percurso com 4. 470 metros de altimetria oferece oportunidades para outros ciclistas. Moerenhout destaca que Mathieu van der Poel pode ser um dos beneficiados caso os favoritos enfrentem dificuldades.
“Há muitos outros ciclistas atrás deles. Mathieu é um piloto especial, como todos sabemos. Ele também pode fazer coisas muito especiais em um dia específico. Mas tudo terá que estar certo para ele também poder terminar num dia assim.”
Oportunidades em uma corrida aberta
No ano passado, Van der Poel fez uma corrida incrível para conquistar o título mundial, mesmo após uma queda na chuva. “Acho que Mathieu é muito capaz de ler a corrida, e nos beneficiamos por ser uma corrida aberta. Isso é uma vantagem para nós, e Mathieu consegue sentir o momento em que terá de atacar”, explicou Moerenhout.
Segundo ele, o percurso apresenta muitas oportunidades para atacar. “Você encontrará muitos desses momentos neste percurso. Essa é a beleza deste percurso.”
Participar ativamente da corrida
Van der Poel sabe como atingir o pico de desempenho na hora certa e tem sido exibido em excelente forma nas últimas semanas. “Não é tanto que tenhamos que assumir o comando, mas quando a corrida começa, temos que participar ativamente. Temos uma equipe para fazer isso bem. Mathieu é o líder ideal para desenvolver isso”, concluiu Moerenhout, reforçando a confiança da equipe holandesa.