No mundo do ciclismo, um homem veio para marcar história: seu nome é Neilson Powless (EF Education Easypost), ele é um ciclista profissional que recentemente se tornou o primeiro nativo norte-americano reconhecido tribalmente a competir no Tour de France em 2020, e agora é o atual líder de montanha do Tour de France 2023.
Criado em Roseville, Califórnia, Powless e sua irmã, Shayna, passaram seus verões viajando de sua casa em Roseville para Green Bay, Wisconsin. Eles visitaram amigos e familiares aprendendo a importância da herança de sua família. Seu pai, Jack Powless, é meio Oneida, uma dos cinco tribos da nação Iroquois. Atualmente, os Oneida são proeminentes em duas localidades em Ontário, Canadá, e na nação Oneida perto de Green Bay.
Uma rica herança nativa americana
Neilson e Shayna são 25% Oneida, a porcentagem mínima exigida para se tornar membro da tribo. A maior parte do que sabem sobre sua ascendência nativa americana aprenderam com seu avô, Matthew Powless, que faleceu em 2015 aos 80 anos. Seu pai é de ascendência cherokee e sua segunda esposa é de descendência Menominee.
Matthew Powless, um ex-residente da Reserva Stockbridge-Munsee perto de Bowler, Wisconsin, foi paraquedista do exército americano e trabalhou como carpinteiro, encanador e soldador. ele também era um campeão de boxe militar que possuía uma academia e treinava boxeadores jovens. além disso, ele era um dançarino habilidoso, uma tradição tribal frequentemente exibida nas comemorações intertribais.
Powless começou no ciclismo na equipe sub 23 da Hagens Berman em 2015. Após passar por outras equipes, chegou na EF Education em 2021, onde já venceu a Donostia San Sebastian Klasikoa, casualmente no mesmo País Basco, onde atualmente ele desfila com a camisa de líder de montanha.