Juan Ayuso encerra temporada devido à problema de saúde, UAE Team Emirates deixa o espanhol fora da Il Lombardia
Causou surpresa aos fãs a ausência de Juan Ayuso na lista de largada da Il Lombardia. O espanhol, que seria um dos principais ajudantes de Tadej Pogacar, na busca pela 4ª vitória consecutiva na prova “das folhas caídas” não estará na prova e segundo o staff do ciclista, sua temporada está encerrada.
“Quero terminar a Il Lombardia. Estou esperando essa corrida há vários anos e, por uma razão ou outra, não consegui participar. Será meu primeiro monumento e estou muito ansioso por isso”, disse Ayuso ao jornal MARCA durante o Campeonato Mundial de Zurique.
Problemas de saúde afastam Ayuso das competições
No entanto, apesar da sua vontade de competir, um imprevisto de saúde obrigou ao espanhol modificar os planos. Ayuso apresentou um forte resfriado, que começou na véspera da corrida de estrada do Campeonato Mundial de Zurique, resultando em uma tosse persistente.
Conforme confirmou o staff do atleta, Ayuso foi convidado pela UAE Team Emirates a se retirar das corridas que antecederam o final da temporada, devido sua condição de saúde. Assim, sua estreia na Il Lombardia, onde seu colega de equipe, Tadej Pogacar, surge como grande favorito, deverá ficar para outra oportunidade.
Descanso na cidade natal e planos para 2025
Com o final da temporada, Ayuso aproveita para descansar em sua cidade natal, Jávea, onde o clima é favorável. Apesar de um final de 2024 decepcionante, ele já tem seus olhos voltados para 2025.
“É uma possibilidade ir ao Giro. Estou esperando que o percurso seja revelado. Talvez La Vuelta me sirva melhor do que o Giro ou vice-versa. Em princípio, em 2025 não farei o Tour, mas, com os percursos, os planos podem mudar “, comentou.
Embora continue aberto às possibilidades, mas até que os detalhes dos percursos sejam revelados, sua participação no Giro d’Italia parece ser uma escolha mais provável para o próximo ano.