Il Lombardia 2024: Tadej Pogacar em busca da 4ª vitória consecutiva, confira a lista de largada e o percurso da prova
A temporada do ciclismo World Tour está chegando no fim, e uma das últimas grandes disputas será a Il Lombardia 2024, marcada para este sábado, 12 de outubro. Esta é a penúltima competição do calendário do UCI World Tour, que terá seu encerramento oficial no dia 20 de outubro, com o Gree-Tour de Guangxi na China.
Grandes estrelas do World Tour em ação
A Il Lombarda reunirá alguns dos melhores ciclistas do mundo. Entre os principais nomes confirmados estão o campeão mundial Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), campeão olímpico de estrada, Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), que finalizou em 2º o Giro dell’Emilia, bem como Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike).
Pogacar em busca da 4ª vitória consecutiva
Em 2023, Tadej Pogacar conquistou sua 3ª vitória consecutiva na Il Lombardia, repetindo os feitos de 2021 e 2022. Este ano, o esloveno tem a chance de vencer pela 4ª vez consecutiva, porém, mesmo que alcance essa marca, ainda estará atrás de Fausto Coppi, que venceu a “Il Lombardia” 5x entre as décadas de 1940 e 1950.
Detalhes do percurso da Il Lombardia 2024
Nos últimos anos, a Il Lombardia alternou entre Como e Bérgamo como locais de chegada, e para 2024, Como será mais uma vez o destino final, enquanto Bérgamo servirá como o ponto de partida para os 4.818metros de altimetria em 252km da prova deste sábado.
Após 4 ascensões, que incluem o Colle di Berbenno, Valpiana, Ganda e Forcellino di Bianzano, a corrida deverá começar a ser definida a cerca de 90 km da linha de chegada, com a icônica subida de Madonna del Ghisallo (8,7 km a 5,3%), passando pela rota clássica de Bellagio.
Colma di Sormano pode decidir a prova
Em 2022, a corrida foi diretamente para a ascensão de San Fermo della Battaglia (2,9 km a 6,6%), mas nesta edição, os ciclistas enfrentarão primeiro o Colma di Sormano (12,9 km a 6,4%, com 13% máx). Curiosamente, o lado escolhido para a escalada normalmente é usado para descidas.
A última vez que esta subida foi incluída na prova foi em 2020, ano em que Tadej Pogacar não participou.
Ausência do Civiglio e Foco no San Fermo della Battaglia
A subida do Colma di Sormano se encerra a cerca de 42 km da chegada, marcando o fim das maiores elevações da corrida. Ao contrário dos últimos anos, o Civiglio, que costumava ser uma presença constante nas edições com chegada em Como, não fará parte da edição de 2024.
Após o Sormano, os ciclistas enfrentarão um trecho relativamente plano antes de enfrentar o San Fermo della Battaglia. Ao atingir o topo dessa subida, restarão pouco mais de 5 km até a linha de chegada.