Gran Piemonte: Neilson Powless vence em voo solo após 1 ano e meio, confira os resultados e assista a chegada
Neilson Powless, da EF Education-EasyPost, conquistou uma vitória solo dramática no Gran Piemonte 2024. O ciclista americano lançou um ataque decisivo a 43 km da linha de chegada e conseguiu segurar o grupo perseguidor em uma final eletrizante, registrando uma vitória após quase 1 ano em meio. A última vitória de Powless havia acontecido na Etoile de Bessèges em 05 de fevereiro de 2023.
Corbin Strong, da Israel Premier Tech, venceu o sprint do pelotão e ficou com a segunda posição, enquanto Alex Aranburu, da Movistar, completou o pódio na terceira colocação.
Gran Piemonte 2024
A Gran Piemonte deste ano começou em Valdengo, com 182 km até a cidade de Borgomanero, passando por três subidas categorizadas. A primeira delas, o Passo della Colma (8,6 km a 5,5%), a 70 km do fim e foi a mais desafiadora. Seguiram-se Cremosina (4,9 km a 2,9%) e Traversagna (3,1 km a 4%).
Os últimos 25 km, embora sem grandes inclinações, ofereceram poucos momentos de tranquilidade para os ciclistas, especialmente para os velocistas, que tiveram poucas chances de brilhar no final.
A fuga do dia
Durante a grande parte da corrida, quatro ciclistas formaram a fuga inicial: Nickolas Zukowsky (Q36.5), Francisco Muñoz (Polti Kometa), Andrii Ponomar (Corratec – Vini Fantini) e Luca Colnaghi (Grupo VF-Bardiani CSF – Faizanè).
Eles chegaram a abrir uma vantagem de 6 minutos, mas na base do Passo della Colma, essa diferença já havia caído para pouco mais de 3 minutos, com a DSM-Firmenich impondo um ritmo forte no pelotão.
Kevin Vermaerke lançou um ataque durante a subida, causando uma separação no pelotão, enquanto Giulio Ciccone também tentou escapar, mas foi neutralizado antes do topo. No entanto alguns dos principais sprinters, como Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) não conseguiram acompanhar o ritmo elevado e ficaram para trás.
O ataque de Powless
Na descida após o Passo della Colma, Ponomar, Zukowsky e Muñoz ainda resistiram na frente, mas foram capturados logo depois pelo grupo perseguidor, que agora consistia em um pequeno pelotão com nomes como Tom Pidcock, Neilson Powless e Matej Mohoric.
No entanto, Mohoric teve problemas e ficou para trás. Powless aproveitou o momento e lançou seu ataque solo, rapidamente abrindo uma vantagem de 40 segundos.
Na subida da Traversagna, novos contra-ataques surgiram, mas Powless mantinha sua vantagem. A 15 km da chegada, Sam Oomen (Lidl-Trek) sofreu uma queda feia, o que diminuiu o ímpeto da perseguição.
Últimos quilômetros
Mesmo com o esforço do pelotão, liderado por Corbin Strong e outros, o americano da EF Education-EasyPost entrou no circuito de 11 km com meio minuto de vantagem. No circuito final, os ataques do pelotão reduziram a vantagem de Powless por apenas 12 segundos. No entanto, o americano conseguiu manter-se à frente.
Quando Powless passou pela marca de último quilômetro, ficou claro que a vitória estava garantida. Ele cruzou a linha de chegada com sete segundos de vantagem sobre Corbin Strong, que ficou com o segundo lugar. Alex Aranburu garantiu o terceiro posto, completando o pódio do Gran Piemonte 2024.