Tadej Pogacar vence a Il Lombardia em mais um show de ciclismo, confira os resultados e assista a chegada
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu pela 4ª vez consecutiva a Il Lombardia, após um ataque fulminante a 48km para a chegada. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) terminou em 2º lugar e Giulio Ciccone (Lidl-Trek) completou o pódio na 3ª posição.
A Il Lombardia 2024
A 118ª edição da Il Lombardia sofreu alterações significativas em seu percurso, devido às fortes chuvas. A distância foi aumentada para 255km, com mais de 4.000 metros de altimetria, apesar da subida inicial, o Passo di Ganda ter sido retirada.
No entanto de Bérgamo à Como a caravana conquistou as subidas de Selvino e Valpiana, a famosa Madonna del Ghisallo e o Colma di Sormano. Na fase final San Fermo della Battaglia ainda poderia decidir a prova.
A fuga do dia
Uma numerosa fuga abriu a etapa. Inicialmente com 12 ciclistas, que com 155km passou a ter 23 ciclistas, chegou a colocar em perigo, os planos de Tadej Pogacar conquistar a 4ª vitória consecutiva na competição. O grande grupo conseguiu abrir cerca de 2 minutos do pelotão.
Neste grupo estavam ciclistas do calibre de Tiesj Benoot e Wilko Kelderman (Visma-Lease a Bike), Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), Harold Mártin ( Astana Qazaqstan), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Rémy Rochas (Groupama-FDJ), Einer Rubio (Movistar), Daniel Felipe Martínez (Red Bull BORA-hansgrohe), Julien Bernard (Lidl-Trek), Martijn Tusveld (dsm-firmenich PostNL), Eddie Dunbar (Jayco AlUla) e Matteo Fabbro (Polti Kometa), que aceleravam forte.
UAE trabalha forte para controlar o pelotão
No entanto no pelotão a UAE Team Emirates comandava as ações, tentando garantir que a fuga não conseguisse uma vantagem que o favorito Tadej Pogacar não pudesse neutralizar, durante a subida que deveria decidir a prova, o Colma di Sormano com cerca de 50km para a chegada.
O ataque fulminante de Tadej Pogacar
Com 48 km para a chegada, no momento em que a fuga era neutralizada pelo pelotão e era puxado por Pavel Sivakov, Pogacar acelerou.
O campeão mundial abriu rapidamente uma vantagem de 30 seg sobre seus perseguidores mais próximos. Com um ritmo constante, ele ampliou essa diferença para 1 min no restante da subida. Na perseguição, estavam Remco Evenepoel, Enric Mas e Lennert Van Eetvelt, que competiram pelo título de “melhor do resto”.
Enquanto isso, Pogacar voava à frente. No terceiro grupo, ciclistas como Michael Storer, Giulio Pellizzari, Giulio Ciccone, Roger Adrià e Pavel Sivakov batalharam por posições no top 10.
Evenepoel ataca rumo ao 2º lugar
Remco Evenepoel aproveitou a descida para ganhar meio minuto de vantagem sobre Mas e Van Eetvelt. A dupla não conseguiu acompanhar o ritmo, permitindo que Pavel Sivakov se aproximasse.
Os três (Enric Mas, Pavel Sivakov e Lennert Van Eetvelt) aparentemente lutariam pelo último lugar no pódio, enquanto Pogacar e Evenepoel seguiam até a linha de chegada.
Últimos quilômetros
Nos últimos 20 km km, a vantagem de Pogacar cresceu para mais de 3min. Em Como, o esloveno cruzou a linha de chegada pela quarta vez consecutiva, com Remco Evenepoel garantindo o 2º lugar.
Na disputa pelo terceiro lugar, Giulio Ciccone surpreendeu. O italiano voltou a encostar nos perseguidores em San Fermo della Battaglia e, na última subida, atacou várias vezes até conseguir abrir uma vantagem e garantir a terceira posição.