Uma grande fuga marcou a etapa. Nesta fuga com cerca de 30 ciclistas, entre eles alguns com interesse na classificação geral, como Giulio Ciccone, Jai Hindley, Emanuel Buchmann e Felix Gall, começou a perder força na última ascensão do dia, o Col de Marie Blanque.
Félix Gall e Jai Hindley atacam e escapam dos ciclistas que estavam na frente, porém em novo ataque, Hindley acaba deixando Felix Gall para trás na última subida.
No pelotão, a Jumbo Visma tentava impor um ritmo que poderia ser desconfortável para o adversário de Vingegaard, Tadej Pogacar.
Com um ataque fulminante Jonas Vingegaard larga Tadej Pogacar, colocando uma dúvida quanto a capacidade de Pogacar nas altas montanhas, como foi discutido, momentos antes da prova.
E após o ataque na última subida Jai Hindley (Bora Hansgrohe), não foi mais alcançado e cruzou a linha de chegada, após um voo solo, vencendo a 5ª etapa do Tour de France 2023. desta forma, Hindly passa a ser o novo líder da classificação geral!!
Na segunda posição chegou Giulio Ciccone (Lidl Trek) e Felix Gall (AG2R Citröen Team fechou o pódio na 3ª colocação.
Jonas Vingegaard (JUMBO Visma) conseguiu deixar Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) para trás. Assim, o esloveno acabou por ser o grande derrotado do dia, ao perder mais de 1 minuto para o seu principal adversário.
Resultados da 5ª Etapa do Tour de France 2023:
Em breve a classificação geral do Tour de France 2023.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de France no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 13hs 30min a apresentação da etapa seguinte.