Durante uma das etapas do Campeonato de Ciclocross Exact Cross, em Beringen, na Bélgica, um momento bizarro chamou a atenção de todos. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal), que ostenta a camisa de Campeão Belga da modalidade, foi desclassificado após um incidente com o jovem ciclista holandês Ryan Kamp (Alpecin-Deceuninck Development Team).
O confusão começou com uma disputa entre os dois atletas e culminou em uma atitude inusitada por parte de Iserbyt, que, frustrado, pisou deliberadamente na bicicleta de Kamp.
O início do confronto
Tudo começou quando Ryan Kamp tentou superar Iserbyt por dentro em uma curva, mas não conseguiu controlar a velocidade e, ao sair da curva, ambos os ciclistas colidiram. Seus ombros se tocaram, resultando na queda dos dois.
O impacto foi particularmente difícil para Iserbyt, que bateu o peito em um poste. Enquanto se levantava, o Belga, em um gesto de frustração, passou por cima da bicicleta de Kamp e pisou com força no câmbio do adversário.
Assista a confusão
A desclassificação de Iserbyt
A atitude de Iserbyt não foi bem recebida por Kamp, que imediatamente o confrontou. Os dois ciclistas trocaram palavras, claramente ríspidas. Kamp, cuja bicicleta foi danificada pelo ato de Iserbyt, precisou carregá-la até o posto de assistência para buscar uma nova bicicleta.
Iserbyt, por sua vez, precisou parar brevemente para se recompor devido às dores nas costas causadas pela queda. No entanto, após 6 voltas, os comissários decidiram desclassificá-lo.
Eli Iserbyt pede desculpas
Após o incidente, Eli Iserbyt postou no Twitter. “Compreendo a decisão do júri de me desclassificar hoje em Beringen (Bélgica). Minhas ações após a forte queda foram tomadas em meio a uma névoa de raiva e isso não tem lugar no esporte. Por isso peço desculpas a todos os envolvidos. Agora vou me concentrar no positivo e aguardar com expectativa as próximas corridas.”