Tadej Pogacar invencível? Veja 5 momentos em que o Campeão Mundial foi superado em 2024

Com 25 vitórias nesta temporada, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) praticamente monopolizou os pódios, deixando poucas oportunidades para seus concorrentes.

Embora alguns ciclistas tenham conseguido triunfar após longas fugas ou em etapas de sprint, mesmo com a presença do esloveno, apenas um grupo selecionado conseguiu superá-lo diretamente. Confira alguns momentos em que os adversários puderam aproveitar as raras brechas deixadas pelo Campeão Mundial.

Milan-Sanremo

O Poggio não foi suficiente, para Tadej Pogacar abrir uma vantagem decisiva sobre seus adversários. O então campeão mundial, Mathieu Van der Poel, conseguiu acompanhar o esloveno e, facilitou a aproximação de um grupo que incluía seu companheiro de equipe Jasper Philipsen, que acabou vencendo o sprint da Milan-San Remo 2024, com Michael Matthews (Jayco AlUla) na 2ª posição.

Uma estratégia bem executada pela Alpecin-Deceuninck para neutralizar “Pogi”.

girodociclismo.com.br tadej pogacar invencivel veja momentos em que o campeao mundial foi superado image 2

1ª Etapa da Volta a Catalunya

Na 1ª etapa da Volta a Catalunya, no mês de março, uma grande surpresa: o australiano Nick Schultz (Israel-Premier Tech), atacou logo após a marca do último quilômetro, na chegada em Sant Feliu de Guíxols, após uma longa subida em falso plano, conseguindo manter-se alguns metros à frente do pelotão liderado por Tadej Pogacar, que terminou em segundo lugar. Ainda assim, o esloveno dominaria a competição, vencendo quatro das sete etapas, além de conquistar a classificação geral.

1ª Etapa do Giro d’Italia 2024

Pogacar impôs um ritmo explosivo no Giro desde a primeira etapa, com uma chegada em Torino favorecendo os ciclistas mais explosivos. No entanto, o esloveno não conseguiu se distanciar de Maximilian Schachmann (à direita) e Jhonatan Narvaez (no centro).

O equatoriano deixou o favorito iniciar o sprint, e acabou vencendo a etapa, conquistando a primeira camisa rosa do Giro d’Italia. Em 2025, o sul-americano se unirá ao Campeão Mundial na UAE Team Emirates.

girodociclismo.com.br tadej pogacar invencivel veja 5 momentos em que o campeao mundial foi superado image

7ª Etapa do Tour de France (Contrarrelógio)

Outro momento em que Tadej Pogacar foi superado, ocorreu no contrarrelógio de 25 km da 7ª etapa do Tour de France, entre Nuits-Saint-Georges e Gevrey-Chambertin. Esse seria o primeiro embate direto entre dois dos principais favoritos, em meio às vinhas da Borgonha.

O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) levou a melhor, cruzando a linha 12 segundos à frente da Camisa Amarela. No entanto, Pogacar compensou essa derrota no contrarrelógio final em Nice.

girodociclismo.com.br tadej pogacar invencivel veja 5 momentos em que o campeao mundial foi superado image 2

11ª Etapa do Tour France – Sprint em Lioran

Um dos raros “fracassos” de Pogacar nesta temporada ocorreu na 11ª etapa do Tour de France, em Cantal. Vestindo a Maillot Jaune, ele atacou no passo de Peyrol e abriu uma vantagem de até 30 segundos, seguindo sozinho.

No entanto, Jonas Vingegaard, mantendo o seu ritmo constante, conseguiu reduzir a diferença e superou o esloveno no sprint em Lioran. Foi a única vez em 2024 que Pogacar foi sucesso após um ataque e, também, a única ocasião em que o dinamarquês teve vantagem neste Tour.

1 comentário
  1. […] O ex-ciclista dinamarquês Michael Rasmussen, 2x Rei da Montanha do Tour de France (2005 e 2006), apresentou recentemente uma contundente análise, sobre uma das raras derrotas de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) nesta temporada. (Confira outros momentos em que Pogacar foi superado aqui). […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.