Tour de Guangxi: resultados da 1ª etapa, Lionel Taminiaux (Lotto Dstny) registra 1ª vitória no World Tour; assista a chegada
Lionel Taminiaux (Lotto Dstny), conquistou a vitória na etapa de abertura do Gree-Tour de Guangxi, superando seu compatriota Gijs Van Hoecke (Intermarché-wanty) e o colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Team Emirates) em um sprint decidido no pulo.
A fuga do dia
A 1ª etapa do Gree-Tour de Guangxi consistiu em um Criterium com 4 voltas de 35km cada. O percurso apresentava três subidas curtas, sem classificação de montanha.
Logo no início da corrida, formou-se uma fuga protagonizada pelos belgas Stan Dewulf (Decathlon AG2R) e Rune Herregodts (Intermarché-Wanty). Juntos, eles conseguiram abrir uma vantagem de três minutos e meio sobre o pelotão, que era controlado por Astana Qazaqstan e Soudal Quick-Step.
A fuga, no entanto, começou a perder força quando Dewulf decidiu atacar sozinho, deixando Herregodts para trás a cerca de 25 km da chegada. Porém, ele foi alcançado pelo pelotão a cerca de 2 km da chegada.
O sprint final e a vitória de Taminiaux
Com a fuga neutralizada, a decisão da etapa foi para o sprint. Lionel Taminiaux iniciou sua aceleração do lado esquerdo da estrada, enquanto Gijs Van Hoecke iniciou seu movimento pelo lado direito.
Ambos os ciclistas mantiveram um ritmo forte até a final, mas Taminiaux venceu a etapa no “pulo”, garantindo sua 4ª vitória profissional e sua 1ª no WorldTour.