O ciclista basco veio ao Tour de France com grandes expectativas para a classificação geral. No entanto ao final da 5ª etapa, essas expectativas sofreram um grande revés.
Após quatro etapas no Tour de France, Mikel Landa ainda estava demonstrando excelente forma física. No entanto, na primeira etapa de montanha real em direção a Laruns, o ciclista alpinista da equipe Bahrein Victorious encontrou uma grande dificuldade. Landa não conseguiu acompanhar os principais escaladores durante a subida do Col de Marie Blanque.
O líder da equipe Bahrein Victorious mostrou ser um dos melhores ciclistas do Tour de France de 2020 na etapa para Laruns e conseguiu acompanhar os principais competidores no Col de Marie Blanque. No entanto, neste ano, ele teve que enfrentar um ritmo muito acelerado. “Foi uma etapa extremamente difícil desde o início”, relembrou Landa após a etapa. “Corremos em alta velocidade para entrar na fuga do dia.”
“Em certo ponto, um grande grupo se distanciou, mas continuamos no pelotão. A corrida também foi muito rápida na parte final. Na última subida, simplesmente não consegui acompanhar os melhores ciclistas.” Landa cruzou a linha de chegada em 29º lugar, com uma diferença de menos de três minutos para o vencedor da etapa e novo líder da classificação geral, Jai Hindley. O ciclista basco também acabou cedendo mais de dois minutos na quarta-feira para Jonas Vingegaard, o grande favorito à vitória no Tour.
“Simplesmente não conseguia acompanhar os melhores. É o que é”, continua Landa em conversa com a Caracol Sports . “Eu tinha grandes esperanças antes da largada, mas não deu certo. Eu fui colocado no meu lugar. Veremos o que é possível na quinta-feira (06.07). Landa, 33, agora é o décimo quarto no geral, 3:13 atrás de Jai Hindley .