Lennert Van Eetvelt vence Etapa Rainha do Tour de Guangxi e assume liderança, confira os resultados e a chegada
Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), venceu a quinta etapa do Tour de Guangxi após uma emocionante disputa em uma difícil subida final. O belga superou da dupla da Decathlon AG2R La Mondiale, Oscar Onley e Victor Lafay. Com o resultado Van Eetvelt assume a liderança da classificação geral da competição na China.
A Etapa Rainha
Após várias etapas predominantemente planas, o Tour de Guangxi chegou à sua Etapa Rainha neste sábado. Os ciclistas partiram de Yizhou em um percurso de aproximadamente 170 km até Nongla. No final a etapa foi decidida em uma subida de 1ª categoria com um um gradiente médio de 6,6%, com o último quilômetro atingindo impressionantes 14,8%.
A fuga do dia
A etapa foi marcada por uma fuga composta por quatro ciclistas: Koen Bouwman (Visma | Lease a Bike), Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step), Stefan Bissegger e Jonas Rutsch (EF Education-EasyPost). O grupo de escapados, que incluía dois companheiros de equipe, representava uma ameaça específica.
No entanto, equipes como DSM-firmenich PostNL, Lotto Dstny e Lidl-Trek rapidamente perceberam o perigo e assumiram o controle da perseguição. Ao iniciar a subida final até o Nongla Scenic Spot, o grupo de fuga tinha uma vantagem de apenas meio minuto.
Ataque de Tim Wellens e Victor Lafay
No início da subida, Bouwman foi o primeiro atacar, deixando Vangheluwe e Bissegger para trás. No entanto, ele logo foi alcançado pelo pelotão, puxado pela Lotto Dstny, que colocou um ritmo forte preparando a chegada para do belga Lennert Van Eetvelt.
Surpreendentemente, o primeiro ataque não veio de Van Eetvelt, mas de seu compatriota Tim Wellens, que acelerou um km do fim, sendo seguido por Victor Lafay. Os dois abriram uma vantagem de cinco segundos ao entrarem na barreira econômica final.
Decisão nos metros finais
Apesar de ter deixado Wellens para trás, Lafay não conseguiu sustentar o ritmo nos últimos metros da subida. A menos de 100 metros da linha de chegada, Van Eetvelt e Oscar Onley ultrapassaram o francês. Em uma última aceleração, Van Eetvelt se afastou e cruzou a linha de chegada no primeiro lugar, garantindo a vitória da etapa. Onley ficou em segundo, e Lafay, exausto, terminou em terceiro.