7ª Etapa (07.07) Mont de Marsan – Bordeaux 170km
Depois das duas etapas dos Pireneus dos últimos dias, está programada mais uma etapa de transição do Tour de France 2023. No sétimo dia do Tour, o pelotão entrará novamente na Aquitânia para completar uma etapa de 165 quilômetros de Mont-de-Marsan a Bordeaux.
Após a quarta etapa de Dax a Nogaro, é a segunda introdução do pelotão a esta região, que é conhecida como talvez a região vinícola mais famosa do mundo.
Bordeaux é o local de chegada ao Tour pela primeira vez em treze anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2010, quando Mark Cavendish venceu Julian Dean e Alessandro Petacchi em uma corrida rápida. Para o então britânico de 25 anos, foi a sua quarta vitória de etapa no Tour e décima quarta no total, depois de já ter vencido quatro etapas em 2008 e seis etapas em 2009. Este ano, Cav estará em busca do número recorde de vitórias em etapas no Tour de France apenas em seu nome. Agora ele divide isso com Eddy Merckx (34).
Cavendish agora espera novamente uma vitória em Bordeaux, já que a etapa se presta a isso. Ao longo do caminho, há apenas uma subida categorizada: a Côte de Béguey (1,6 quilômetros a 3,8 por cento) após 130 quilômetros. Esta subida não vai selecionar muito os velocistas, porque ainda faltarão quarenta quilômetros quase planos para terminar em Bordeaux.
Os últimos quilômetros da etapa são diretos. A três quilômetros do final, os ciclistas cruzam o Garonne, após o qual a linha é traçada ao lado da Place des Quinconces.
Diariamente às 14hs(Brasil), 18hs(Portugal), a apresentação da etapa seguinte.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de France no Giro do Ciclismo.