Veneto Classic: Magnus Cort frustra planos da UAE e vence última prova europeia de estrada, confira os resultados e a chegada

Magnus Cort (Uno-X Mobility), venceu a última competição europeia de estrada da temporada de 2024, o Veneto Classic. Após mais de 190 km de percurso, Cort acelerou na última ascensão em Bassano del Grappa e cruzou a linha de chegada sem adversários.

A vitória foi resultado de uma performance impressionante, já que Cort esteve na fuga desde o início e conseguiu resistir à intensa perseguição, principalmente da UAE Team Emirates, que tentava levar Marc Hirschi, em sua última competição com a equipe, à vitória.

Romain Grégoire (Groupama-FDJ), ficou na 2ª posição, enquanto Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), completou o pódio na 3ª coclocação.

Veneto Classic

O Veneto Classic de 2024 teve uma extensão total de 197 kms e incluiu 1.850 metros de ganho de elevação, no entanto a parte mais exigente da prova foi o circuito final ao redor de Bassano del Grappa.

Nos últimos 65 km, os atletas tiveram que subir a íngreme La Tisa, uma escalada de 300 metros com 11% de inclinação média, quatro vezes. A parte final do percurso ainda ainda apresentava a difícil Fazenda Diesel, uma subida não pavimentada de 1,2 km, também com 11% de inclinação, seguida do Contra Soarda, com 400 metros a 10%.

girodociclismo.com.br veneto classic magnus cort frustra planos da uae e vence ultima prova europeia de estrada image 3

A fuga do dia

Logo no início da prova, seis ciclistas formaram a fuga do dia: Anders Foldrager (Jayco AlUla), Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Alexis Gougeard (Cofidis), Kyrylo Tsarenko (Corratec-Vini). Fantini) e Riccardo Biondani (Armazém Geral-Essegibi-F.Lli Curia).

girodociclismo.com.br veneto classic magnus cort frustra planos da uae e vence ultima prova europeia de estrada image 4

O grupo chegou a abrir mais de 3min de vantagem sobre o pelotão, que era controlado principalmente pela UAE Team Emirates, com a ajuda do Groupama-FDJ e Polti Kometa. No entanto, conforme o circuito final se aproximava, a vantagem dos escapados começou a diminuir, principalmente com a chegada dos favoritos da corrida.

A cerca de 40 km da meta, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) atacou no pelotão, conseguindo uma separação. Apesar disso, ele ainda estava a dois minutos dos líderes da fuga. A mais de 20 quilômetros do final, um grupo de elite, incluindo Filippo Baroncini, Davide De Pretto, Lorenzo Rota, Simone Gualdi e George Bennett, saiu do pelotão, mas as diferenças aos líderes permaneceiam.

girodociclismo.com.br veneto classic magnus cort frustra planos da uae e vence ultima prova europeia de estrada image 6

Subidas decisivas na reta final

Nas subidas finais, especialmente na Fazenda Diesel, Magnus Cort conseguiu atacar os companheiros de fuga. Atrás dele, o grupo liderado por Hirschi tentou diminuir a vantagem.

girodociclismo.com.br veneto classic magnus cort frustra planos da uae e vence ultima prova europeia de estrada image 8

Cort chegou à última subida, o Contra Soarda, com uma vantagem de 30 segundos sobre o grupo perseguidor, que incluía Hirschi, Zana, Grégoire, Pellizzari, Bayer e Meurisse. Mesmo com a pressão de Grégoire, que conseguiu reduzir a diferença para 15 segundos, a vitória de Cort já estava garantida.

O norueguês cruzou a linha de chegada em Bassano del Grappa, conquistando o título da última prova europeia de 2024, seguido de perto por Grégoire em segundo e Meurisse em terceiro.

Marc Hirschi, finalizou a prova na 4ª posição, encerrando seu ciclo na UAE Team Emirates.

Assista a chegada

Resultados da Veneto Classic 2024

girodociclismo.com.br image 134
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.