Ciclista é desclassificado por insultos e ameaças durante o Campeonato Mundial, atleta repetiu conduta dos Jogos Olímpicos, assista o vídeo
No Campeonato Mundial de Pista da UCI, realizada no domingo, Jan-Willem van Schip era um dos candidatos à medalha na corrida Eliminatória masculina.
No entanto, em vez de competir na fase final contra o vencedor Tobias Aagaard Hansen (Dinamarca) e o medalhista de prata Elia Viviani (Itália), Van Schip foi rebaixado por “pilotagem perigosa” e, posteriormente, desclassificado por “insultos, ameaças e conduta imprópria”.
O ciclista holandês, que já havia sido desclassificado durante os Jogos Olímpicos de Paris, pelos mesmos motivo, viu sua corrida terminar em polêmica.
Decisões controversas durante a Prova de Eliminação
A corrida de eliminação foi a terceira das cinco provas de medalha disputadas no domingo, na Ballerup Super Arena, na Dinamarca.
O evento foi marcado por questões e várias decisões controversas do júri. Entre os 23 ciclistas participantes, o belga Jules Hesters foi o primeiro a ser retirado por “pilotagem perigosa” após uma manobra arriscada que envolveu uma ultrapassagem próxima e um empurrão contra o ciclista mexicano Edibaldo Maldonado Rayas.
Pouco depois, Blake Agnoletto, da Austrália, foi rebaixado por causar um acidente.
Ultrapassagem Polêmica e Reação de Van Schip
Com apenas cinco ciclistas restantes na pista, Van Schip fez uma ultrapassagem violenta, cruzando a linha em quarto lugar à frente de Diogo Narciso, de Portugal. No entanto, o júri considerou a sua manobra perigosa e decidiu rebaixá-lo.
Na volta seguinte, quando Van Schip esteve à frente de Dylan Bibic, no Canadá, ele foi removido da corrida, perdendo a oportunidade de lutar por uma medalha. Bibic, por sua vez, garantiu o bronze.
Desclassificação por Conduta Inadequada
Após ser eliminado da corrida, Van Schip deixou uma pista, mas sua ocorrência causou ainda mais polêmica. Em vez de sair da arena, ele teria insultado verbalmente os oficiais da UCI e feito um gesto obsceno com as mãos em direção aos mesmos, tudo isso na frente dos espectadores.
Esse comportamento foi realizado em sua desclassificação por “agressão, intimidação, insultos, ameaças e conduta imprópria dirigida a qualquer outra pessoa”, encerrando sua participação no campeonato de maneira dramática.
Van Schip nos Jogos Olímpicos de Paris
O polêmico holandês já havia sido desclassificado nos Jogos Olímpicos de Paris, após também apresentar pilotagem perigosa, conforme mostra o vídeo abaixo.