Gregário de Tadej Pogacar revela convite direto do Campeão Mundial “ele me ligou para fazer parte da equipe”
Tadej Pogacar conta com uma forte equipe de apoio na UAE Team Emirates, composta por superestrelas e “gregários de luxo” que trabalham para garantir seu sucesso nas competições. Entre esses atletas de suporte, está seu compatriota esloveno, Domen Novak, um ciclista que, apesar de menos conhecido, exerceu um papel fundamental em diversos momentos da vitoriosa temporada 2024.
“Minha melhor qualidade é morrer pelos outros caras”
Aos 29 anos, Domen Novak concedeu uma entrevista entrevista ao canal Rouleur, onde reconhece sua maior habilidade: “Minha melhor qualidade é poder morrer pelos outros caras”, diz Novak, mostrando o quanto está comprometido em apoiar Pogacar e a equipe.
Ele explica que se esforça mais quando atua em favor dos outros do que em competições individuais: “Posso ter um desempenho muito melhor para os outros do que para mim mesmo. Este sou só eu. Às vezes, tenho que dizer: ‘Porra, Tadej, hoje dei o meu máximo, mas não posso fazer mais’. Quando estou com o Tadej, fico mais motivado. Ele é o melhor piloto do mundo, meu bom amigo, e aproveitamos o tempo que conhecemos juntos”.
Um convite direto de Pogacar
Novak, que acaba de completar sua segunda temporada na UAE Team Emirates, revela que foi o próprio Pogacar quem pediu sua contratação. A conexão entre os dois ciclistas começou após o Giro d’Italia de 2020, quando Pogacar fez um convite pessoal para que Novak se juntasse à equipe.
“Pogacar me ligou depois do Giro d’Italia de 2020 e disse que gostaria de me levar para a equipe. Ele disse que precisava de um ciclista como eu e que a UAE Team Emirates era diferentes da Bahrain (equipe em Novak ficou até 2022)”, relembra Novak.
Super feliz por ter assinado
“Estou super, super feliz por ter assinado! No meu primeiro ano, não corri muito com ele, mas este ano (2024) corremos mais juntos e nos conhecemos muito bem”.
“Muitas vezes ele está na minha roda e não preciso olhar porque sei que ele está lá. Estamos sempre pensando nas mesmas coisas, como é bom estar na frente, e ele está sempre me seguindo.”
Pogacar ajuda nas renovações de contrato
Ele revela também com Pogacar valoriza cada apoio que recebe. “Ele fica super grato depois da corrida e é um grande líder. Quando o patrão está feliz, eu também fico feliz”, afirma Novak.
Além disso, ele menciona como Pogacar apoia os colegas de equipe ao elogiar seu trabalho durante conversas com os gestores: “Quando conversamos com os gestores das equipes sobre contratos, Tadej dá bons comentários sobre nós para nos ajudar. Ele sempre nos dá presentes (depois de uma vitória)”.
“O Mundial foi o dia que o vi mais feliz”
Novak confidenciou também a alegria de ver Pogacar vencer o Mundial em Zurique, um dos momentos mais marcantes de sua carreira. “Acho que o Mundial foi o dia que o vi mais feliz. Nunca o vi tão feliz”, recorda, mostrando admiração e respeito pelo amigo.
“Estou muito orgulhoso de estar neste momento. Quando pensei no Giro, no Tour e no Mundial, estive presente em duas das três partes. Eu sou apenas um cara entre todos os caras. Este é o meu sonho”.
“Sei que nunca poderei vencer um Grand Tour, mas quando posso ajudar e estar presente, parte da vitória é minha. Acho que tomei a decisão certa ao ingressar. Este é o emprego dos meus sonhos, estou gostando e estou super feliz,” finalizou Domen Novak.