Campeão Europeu deve anunciar aposentadoria ao final do ano, italiano contabiliza 89 vitórias profissionais
Conhecido como um dos mais poderosos sprinters do World Tour, Elia Viviani tem enfrentado desafios para manter seu histórico de vitórias. Com um contrato com a INEOS Grenadiers se encerrando ao final do ano e a aparente falta de interesse de outras equipes, o ciclista italiano de 35 anos cogita encerrar sua carreira na estrada.
Nenhuma vitória em 2024
Viviani, que acumulou 9 vitórias em etapas de Grand Tours no auge de sua carreira, encontra dificuldades nos últimos anos. Desde que ingressou na INEOS Grenadiers, ele conquistou apenas quatro vitórias, a última delas em outubro de 2023, na etapa de abertura do Tour de Guangxi, na China.
O site Cycling Pro Net revelou nesta sexta-feira, que diante desse cenário, Viviani pode estar encerrando sua vitoriosa carreira na estrada, após 89 vitórias e um título do Campeonato Europeu de Estrada em 2019.
A idade e a baixa frequência de vitórias contribuíram para sua reflexão sobre o futuro: “A impressão que tivemos até agora foi que o jovem de 35 anos ficaria feliz em passar pelo menos mais um ano na estrada.”
Boa temporada no Ciclismo de Pista em 2024
Apesar das dificuldades nas competições de estrada, Viviani demonstrou sua antiga forma ao competir na pista em 2024. Ele levou para casa a medalha de prata no Madison ao lado de Simone Consonni, nos Jogos Olímpicos de Paris.
Neste ano, ele terminou em 2º lugar na Corrida Eliminatória do Campeonato Mundial de Pista, evidenciando ainda a sua capacidade competitiva no ciclismo de pista, área em que o italiano sempre manteve paralelamente às competições de estrada.
Futuro nas pistas em apoio à Federação Italiana de Ciclismo
O Cycling Pro Net também destacou que Viviani considera uma mudança de foco para o ciclismo de pista, avaliando um possível papel de apoio na Federação Italiana de Ciclismo.
Esse novo direcionamento, deve envolver um trabalho de desenvolvimento de novos ciclistas, na preparação para os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles.