Mathieu van der Poel confirma possível participação na Vuelta a España “já consideramos neste ano, talvez vocês me vejam em 2025”
Neste fim de semana, Mathieu van der Poel marcou presença em La Nucia, onde participou de um Criterium, que também contou com outros grandes nomes, como Alejandro Valverde e Pablo Castrillo.
O ciclista da equipe Alpecin-Deceuninck foi a estrela do evento em Alicante e, durante entrevistas, o holandês confirmou a possibilidade cada vez maior de competir na Vuelta a España em 2025.
Revelado planos para a temporada de 2025
Em entrevista ao jornal espanhol AS, van der Poel revelou que os planos para 2025 podem incluir sua estreia na Vuelta a España. “Já nesta última temporada consideramos isso seriamente”, comentou o ciclista ao ser perguntado sobre a possibilidade de participar da competição.
“Mas com todos os outros objetivos que tive, foi difícil para mim. Então, talvez no próximo ano vocês me vejam aqui”, completou.
Mathieu van der Poel nunca competiu na Vuelta, apesar de ter disputado o Tour de France quatro vezes (2021, 2022, 2023 e 2024) e o Giro d’Italia uma vez, em 2022.
Ainda que a sua presença no Tour de France de 2025 seja incerta, devido às dificuldades de obter os resultados desejados, van der Poel parece estar mais inclinado a se concentrar em provas de um dia e até considerar um retorno ao Mountain Bike.
Motivações para a Vuelta a España
Um dos fatores que atrai o ciclista holandês para a Vuelta a España, é a possibilidade de aproveitar melhor suas próprias oportunidades de vitória. No Tour de France, seu papel tem se limitado a atuar como lançador de Jasper Philipsen nos sprints.
Já na Vuelta, Van der Poel teria mais chances de protagonismo, com etapas que poderiam favorecer suas características e uma lista de competidores potencialmente mais acessível, tanto entre sprinters quanto entre especialistas em etapas ao estilo das “Clássicas”.
Mais um Monumento como objetivo em 2025
Mesmo que a participação na Vuelta a España ainda seja incerta, van der Poel já confirmou que um de seus grandes objetivos para 2025 será conquistar o sétimo monumento da carreira.
“O objetivo será semelhante aos anos anteriores, porque os resultados estão a correr bem assim. Um dos grandes objetivos será tentar adicionar mais um Monumento à minha lista de vitórias”.
O holandês, 3x vencedor do Tour de Flandres (2020, 2022 e 2024), bicampeão de Paris-Roubaix (2023 e 2024) e vencedor da Milan-Sanremo (2023), pretende continuar ampliando seu histórico de vitórias em provas clássicas.