8ª Etapa (08.07) Libourne – Limoges 201km
Não faz muito tempo que Libourne recebeu o Tour. Há dois anos, em 2021, a cidade foi o ponto de partida e chegada. A décima nona etapa terminou na pequena cidade, onde Matej Mohorič triunfou após uma fuga desde o início. No dia seguinte, o contra-relógio individual ocorreu em Saint-Émilion, passando pela região vinícola de mesmo nome. Wout van Aert foi o mais forte nessa etapa impressionante.
No entanto, não haverá contra-relógio em Libourne no sábado, 8 de julho de 2023. Em vez disso, será um percurso de 201 km. A primeira parte é relativamente fácil. Nos primeiros 125 km, há algumas pequenas subidas, mas os ciclistas ainda não encontrarão grandes montanhas. No entanto, a primeira subida significativa surge com a Côte de Champs-Romain: uma subida de 2,8 km com inclinação média de 4,8%.
O pelotão então continua a pedalar sobre um platô por um longo tempo. Este não é um platô plano, porque às vezes sobe e desce com firmeza. Por exemplo, encontra-se a Côte de Bussière-Galant, uma encosta de 1,7 km de comprimento com uma inclinação média de cinco por cento. Apenas cerca de vinte quilômetros do final, a verdadeira descida começa.
Faltando cerca de dez quilômetros, começa o último trecho plano em direção a Limoges. Somente o último quilômetro terá uma ascensão de 4%. Neste ponto, poderemos ver uma batalha entre Wout van Aert e Mathieu Van der Poel.