O belga Thibau Nys, que na estrada compete pela Lidl-Trek, venceu o Campeonato Europeu de Ciclocross em uma competição emocionante realizada em Pontevedra, na Galícia, Espanha.
O jovem de 21 anos, superou o espanhol Felipe Orts na última volta, após ambos terem escapado do pelotão de favoritos algumas voltas antes do final. Eli Iserbyt (Bélgica) completou o pódio com a medalha de bronze.
Competição intensa em Pontevedra
A disputa pelo título europeu masculino de Ciclocross foi acirrada do início ao fim. O belga atual campeão, Michael Vanthourenhout, tentou defender seu título em um percurso rápido e sem grandes dificuldades técnicas, típico da cidade costeira de Pontevedra.
No entanto, a competição dentro das equipas belga e holandesa foi intensa, com poucos pontos no circuito onde seria possível uma fuga. As atenções se voltaram para Thibau Nys e Lars van der Haar (Holanda), dois favoritos que disputavam de perto cada movimento.
Rémi Lelandais (França)surpreendeu com uma arrancada rápida, seguida por Niels Vandeputte (Bélgica), Felipe Orts e Mees Hendrikx (Holanda) nas primeiras posições.
Ataque fulminante na 5ª volta
Na 2ª volta, o holandês Pim Ronhaar acelerou forte e criou algumas brechas no pelotão, mas não conseguiu abrir uma vantagem significativa. Van der Haar assumiu o comando em seguida, mas sem sucesso.
Na 5ª volta, Orts aproveitou um breve recuo de Van der Haar para lançar um ataque, e após um contra ataque de Eli Iserbyt, um grupo líder foi formado.
Van der Haar, Iserbyt, Orts, Vanthourenhout, Nys, Gerben Kuypers e Vandeputte. Embora as diferenças entre os ciclistas ainda fossem pequenas, Nys e Orts conseguiram abrir uma vantagem, uma manobra que logo foi neutralizada por Iserbyt.
Thibau Nys e Felipe Orts realizam o ataque final
Faltando 3 voltas para o final, Nys e Orts atacaram, deixando para trás Iserbyt, Van der Haar e Vandeputte. Apesar dos esforços de Van der Haar para reduzir a diferença, Nys e Orts mantiveram uma liderança estável por cerca de 11 segundos. Na última volta, Orts correu ao lado de Nys, tentando manter o ritmo.
No entanto, Thibau Nys aproveitou um erro estratégico de Orts nas vigas do percurso para abrir uma vantagem definitiva. Orts decidiu atravessar o obstáculo a pé, enquanto Nys subiu, ganhando uma distância que Orts não conseguiu reduzir.
Assim, Thibau Nys garantiu a vitória, conquistando seu primeiro título europeu. Felipe Orts ficou com a prata, enquanto Eli Iserbyt garantiu o bronze.
Assista a chegada
🥇 🇧🇪 Thibau Nys a remporté la course élite hommes #EuroCross24 en prenant le meilleur sur 🇪🇸 Felipe Orts Lloret dans le dernier tour. 🇧🇪 Eli Iserbyt a complété podium à 9". 🇫🇷 David Menut a fini 6e.#cx #cyclocross #veldrijden #ciclocross pic.twitter.com/GaKEBx3EJ3
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) November 3, 2024