Vincenzo Nibali, campeão do Tour, Giro e Vuelta analisa o ciclismo atual “Tadej Pogacar é fantástico (…) eu gosto de Juan Ayuso, ele é corajoso”
Vincenzo Nibali, vencedor do Giro d’Italia, Tour de France e da Vuelta a España encerrou sua carreira no final de 2022, no entanto o italiano ainda cumpre uma extensa agenda em eventos relacionados ao ciclismo profissional. Recentemente o “Tubarão de Messina” participou do Criterium de Singapura, onde participou da despedida de Mark Cavendish do ciclismo profissional.
Nibali chamou atenção durante o evento e foi questionado para fazer uma análise sobre o ciclismo atual, especialmente Tadej Pogacar e os ciclistas que mais o impressionam atualmente.
“Tadej Pogacar foi fantástico”
Em entrevista ao diário espanhol AS, o italiano destacou a temporada extraordinária de 2024 de Tadej Pogacar. Ele elogiou o esloveno, chamando-o de “o maior do ano” e ressaltou a consistência e as performances impressionantes que o colocaram entre os melhores.
“Ele foi fantástico, o maior deste ano. Seu principal competidor, Vingegaard, teve dois meses difíceis antes do Tour e, apesar de uma rápida recuperação, não é fácil retornar ao nível máximo no Tour. Mas é que o nível de competição agora é extremamente alto, assim como a velocidade média,” analisou Nibali.
“Agora os ciclistas dão um salto aos 18 anos”
Em suas declarações, Nibali também refletiu sobre as mudanças profundas no ciclismo atual. Para ele, isso se deve a evolução do suporte técnico e do acesso a profissionais como treinadores e nutricionistas, já desde o início da carreira.
“A abordagem e a mentalidade mudaram muito. Agora, os ciclistas mais jovens têm tudo: treinadores, nutricionistas… e, aos 18 anos, já fazem o salto, quando antes você tinha dois ou três anos para progredir,” analisou Vincenzo Nibali.
“Juan Ayuso tem algo especial, ele é corajoso”
Vincenzo Nibali também enfatizou a importância da nova geração de ciclistas, expressando otimismo sobre o futuro do ciclismo italiano com a conquista de Lorenzo Finn no Campeonato Mundial Júnior. “uma grande promessa”, afirmou Nibali.
Além disso, ele não escondeu sua admiração por Juan Ayuso como um dos talentos mais promissores do momento.
“Há vários jovens muito fortes surgindo, e eu gosto de Juan Ayuso. Ele tem algo especial. Quando você está em uma equipe de altíssimo nível, é complicado, mas ele é corajoso, não é tímido,” afirmou Nibali.
Internacionalização do ciclismo
A entrevista de Nibali revela um olhar experiente sobre o futuro do ciclismo. Nibali, também vê como o ciclismo se expandindo para novos mercados.
“Claro que o principal está na Europa, mas agora vemos também como está a crescer em lugares como Singapura, o Campeonato Mundial de 2025 será em Ruanda… é um esporte cada vez mais internacional”, finalizou Nibali, vencedor do Tour de France (2014), Giro d’Italia (2013 e 2016) e da Vuelta a España (2010).