Jovem revelação rompe contrato com Visma-Lease a Bike “a equipe recebeu um bom valor para a transferência” afirma agente do ciclista
Após uma temporada marcante, o ciclista norueguês Johannes Staune-Mittet, de 22 anos, fez sua última corrida com a equipe Visma-Lease a Bike no Tour de Guangxi, na China. Apesar de ainda ter contrato até o final de 2026, ele se transferirá para a equipe francesa Decathlon-AG2R La Mondiale a partir de 1º de janeiro de 2025.
Essa mudança é notável, visto que Staune-Mittet é considerado um grande talento e teve um desempenho expressivo em 2023, incluindo a vitória geral no Giro Next Gen e sua primeira vitória profissional com a equipe principal no Tour da República Tcheca.
Contrato de 5 anos é interrompido
Johannes Staune-Mittet foi um dos primeiros talentos a assinar um contrato de longo prazo com a Visma-Lease a Bike. Ele recebeu um contrato de cinco anos, um movimento incomum para jovens ciclistas na época.
“Johannes tinha um contrato de dois anos com a equipe de desenvolvimento, mas na então Jumbo-Visma rapidamente perceberam que ele era um ciclista realmente especial. Eles imediatamente transformaram isso em um contrato de cinco anos”, afirma Bart van Haaren, agente do ciclista e representante da SEG Cycling, ao canal holandês Wielerflits.
“Isso foi muito especial na ocasião, porque ele era apenas o terceiro ou quarto ciclista que tinha esse privilégio. Hoje em dia você vê isso com muito mais frequência, também com outras equipes”, complementou Van Haaren.
3 anos na Decathlon-AG2R La Mondiale
Questionado sobre a escolha pela Decathlon-AG2R La Mondiale, Staune-Mittet destacou a capacidade da equipe de desenvolver jovens talentos.
“Com Ben O’Connor e Felix Gall, eles mostraram como podem ajudar os ciclistas a se desenvolverem e se destacarem. Tivemos diversas apresentações da administração. Algo realmente está acontecendo aí, principalmente desde a chegada da Decathlon como patrocinadora”.
“Eles estão realmente dando um grande passo em direção à profissionalização e se transformarão em uma equipe internacional”, complementa Staune-Mittet.
Taxa de transferência entre as equipes
A transferência de Staune-Mittet incluiu um pagamento para a Visma-Lease a Bike, que poderá reinvestir os recursos em novos talentos. Van Haaren esclareceu que os valores exatos são confidenciais, mas assegurou que se trata de uma quantia considerável.
“Sim, a Visma-Lease a Bike recebeu uma boa taxa de transferência para ele e um lugar grátis onde podem investir novamente. Devido à confidencialidade, não posso fazer quaisquer declarações sobre o valor da taxa de transferência”.
Salário próximo a 1 milhão de euros
“A Visma-Lease a Bike já havia aumentado seu salário no ano passado, quando Johannes venceu o Giro Next Gen. Isso sempre correu bem. Não, não estamos a falar de valores superiores a um milhão de euros, mas é um valor substancial”, revelou Van Haaren, indicando que apesar no valor não ultrapassar os sete dígitos, muito provavelmente seja bem próximo a isso.