Astana Qazaqstan anuncia contratação de 3 novos diretores esportivos, italiano deixa Lidl-Trek para assumir nova função
A Astana Qazaqstan Team anunciou mudanças significativas em sua estrutura para a próxima temporada, visando melhorar seu desempenho e evitar o risco de rebaixamento do WorldTour no final de 2025. Entre as novidades, estão a contratação de três novos diretores desportivos e a adição de novos ciclistas ao elenco.
Três novos diretores desportivos
O belga Lorenzo Lapage (58), o ex-ciclista italiano Dario Cataldo (39) e o britânico Peter Kennaugh (35), foram confirmados como os novos diretores desportivos da equipe.
Com ampla experiência, Lapage já trabalhou em equipes renomadas como Discovery Channel, Jayco AlUla e Intermarché-Wanty. Ele foi elogiado pelo gerente da Astana Qazaqstan, Alexandre Vinokourov, que destacou sua liderança e habilidades de gestão.
“Lorenzo é um líder de equipe experiente e responsável, com uma excelente visão da corrida, mas também excelente na administração e coordenação de equipes fora da bicicleta.”
NEWS:
— Astana Qazaqstan Team (@AstanaQazTeam) November 15, 2024
Lorenzo Lapage, Peter Kennaugh and Dario Cataldo – the new Sports Directors of Astana Qazaqstan Team
📰👉Read more: https://t.co/rYm6Hy7wOn
Enquanto isso, Peter Kennaugh, que vem da Trinity Racing, e Dario Cataldo, que estava na Lidl-Trek em 2024 e teve uma passagem como ciclista profissional pela Astana entre 2015 e 2019, chegam para trazer uma perspectiva renovada ao time. Sobre a dupla, Vinokourov comentou.
“Ambos são ex-ciclistas profissionais com uma nova visão do ciclismo moderno. Dario conhece muito bem a nossa equipe, por isso poderá contribuir não só para Astana Qazaqstan, mas também para a nossa equipe de desenvolvimento.”
13 novos ciclistas para 2025
Com um desempenho abaixo das expectativas nos últimos anos, a equipe enfrenta dificuldades na luta contra o rebaixamento no WorldTour. Para superar essa fase, Vinokourov não poupou esforços e reforçou a estrutura técnica e esportiva da Astana Qazaqstan.
Além dos novos diretores desportivos, a equipe contratou 13 ciclistas, incluindo nomes de peso como Alberto Bettiol, Wout Poels, Mike Teunissen e Darren van Bekkum.