Diretor da Visma revela drama no grave acidente de Jonas Vingegaard “passou vários cenários na minha cabeça tentando entender”

A edição de 2024 da Volta ao País Basco (Itzulia Basque Country) ficará na memória de muitos, mas, infelizmente, não apenas pela vitória de Juan Ayuso (UAE Team Emirates).

Um acidente de grandes proporções, a pouco mais de 35 km da chegada da 4ª etapa da competição, causou um impacto que trouxe consequências ao restante da temporada, para alguns dos principais ciclistas do World Tour.

Alguns dos mais afetados pela que foram as estrelas Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), Primoz Roglic (Bora-hansgrohe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que sofreram diversas fraturas.

girodociclismo.com.br diretor da visma revela drama no grave acidente de jonas vingegaard passou varios cenarios na minha cabeca tentando entender image 4
Jonas Vingegaard está no círculo vermelho, com Primoz Roglic caído dentro de uma vala, com o capacete amarelo

Jonas Vingegaard com graves fraturas

Jonas Vingegaard foi um dos mais afetados pela queda. Ele precisou ser retirado de maca e transportado para o hospital com máscara de oxigênio. Entre suas graves lesões estavam uma clavícula quebrada, várias costelas fraturadas e, o mais preocupante, um pulmão perfurado, que o levou a ser internado na UTI.

girodociclismo.com.br diretor da visma revela drama no grave acidente de jonas vingegaard passou varios cenarios na minha cabeca tentando entender image 2

Apesar da gravidade, Vingegaard surpreendentemente retornou ao ciclismo competitivo em 29 de junho, no Tour de France 2024, demonstrando uma boa performance, apesar de tudo o que passou e ficando com o 2º lugar na Classificação Geral.

Diretor esportivo admite abalo com o acidente

Frans Maassen, diretor esportivo da Visma-Lease a Bike, o responsável pela equipe durante a prova, admitiu sentir o peso emocional do incidente. “Eu levo as coisas para o lado pessoal. Sei que não posso fazer nada sobre a queda de Jonas, mas eu estava no carro atrás dele para orientá-lo”, disse Maassen em entrevista ao site holandês Wielerrevue.

“Você se sente muito mal quando alguém está em uma situação tão crítica. Também recai sobre você. Assumir totalmente a culpa não é o termo certo, mas passou vários cenários na minha cabeça tentando entender o que poderíamos ter feito diferente.”

girodociclismo.com.br diretor da visma revela drama no grave acidente de jonas vingegaard passou varios cenarios na minha cabeca tentando entender image 6
Vingegaard ainda conseguiu um excelente resultado no Tour de France 2024

Experiência anterior com o grave acidente de Fabio Jakobsen

Maassen já havia enfrentado situações difíceis antes, como o incidente envolvendo Dylan Groenewegen e Fabio Jakobsen no Tour de Pologne 2020. “Eu também disse a Dylan que ele precisava passar bem pela última curva. Não acho que pudesse fazer algo diferente, mas há uma certa responsabilidade,” explicou.

“No dia seguinte ao acidente na Polônia, fui para o início da etapa com um peso enorme no coração. Senti-me péssimo com o que havia acontecido. Não consigo simplesmente esquecer algo assim”, finalizou Frans Maassen.

girodociclismo.com.br a itzulia basque country 2024 uma corrida marcada por drama e superacao image
Fabio Jakobsen (Quick-Step) sofreu graves lesões no acidente causado por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.