Agente de Tadej Pogacar confirma contrato milionário e revela “Pogacar recebeu muitas ofertas, dinheiro não é mais a prioridade”
Álex Carera é uma das figuras mais influentes do ciclismo atual. Em 1997, ele fundou a A&J Allsports, uma das maiores agências de representação de ciclistas no mundo. O portfólio da agência inclui estrelas como Tadej Pogacar, Jasper Philipsen e Biniam Girmay, destacando sua relevância no cenário do World Tour.
Recentemente, Carera conversou com o jornal esportivo espanhol MARCA, logo após intermediar o contrato de Pogacar com a UAE Team Emirates, considerado o mais valioso já feito no ciclismo mundial.
“A melhor equipe com o melhor ciclista do mundo”
Carera iniciou respondendo sobre a necessidade e a satisfação de Tadej Pogacar, em permanecer na UAE Team Emirates, agora com o novo contrato até o ano de 2030.
“Claro. Tadej começou sua carreira na UAE Team Emirates e a equipe cresceu ano após ano até se tornar uma das melhores do mundo”.
“Eles têm o melhor corredor do mundo, a equipe humana mais poderosa, a tecnologia mais recente, ótimos recursos… se você quiser permanecer neste nível, deve ficar na melhor equipe.”
Ele destacou que, embora o contrato seja o mais valioso do World Tour, outros fatores foram decisivos para a permanência do esloveno:
“A UAE oferece os melhores recursos e são como uma família. Permanecer em uma equipe onde você já teve sucesso facilita resolver os problemas que surgirão no futuro, caso algo inesperado aconteça. Essa confiança foi fundamental para a decisão.”
“É real, era de 100 milhões e agora é 200”
Carera evitou confirmar os valores do contrato, que supostamente chegam a 8 milhões de euros por temporada, com uma cláusula de rescisão de 200 milhões de euros.
“Os dados são confidenciais. Não confirmamos nada 100%, mas, se você é o melhor ciclista do mundo, deve ter o melhor contrato do mundo. Não me surpreenderia se outros corredores passarem a receber valores semelhantes em breve.”
O agente confirma a informação sobre a cláusula milionária de rescisão contratual.
“Sim, é real. Antes era de 100 milhões e agora é 200, mas não há grande diferença. Essa cláusula reflete a relação de confiança entre Pogacar e a equipe. Mais importante do que o valor, é garantir que ambas as partes estejam felizes.”
“Pogacar recebeu muitas ofertas, mas dinheiro não é mais a prioridade”
Carera revelou que muitas equipes demonstram interesse em Pogacar.
“Sim, muitas equipes querem saber como está a situação, caso Tadej decida deixar a UAE Team Emirates. Essas perguntas são feitas várias vezes por ano.”
“Se você mudar de equipe, sabe o que perde, mas não o que ganha. O ciclismo mudou muito após a pandemia. Os contratos são mais longos, os patrocinadores são maiores, e para o melhor ciclista do mundo é fácil encontrar outra equipe. Mas o dinheiro não é mais a prioridade principal.”
“Derrotas para Jonas Vingegaard foram muito importantes”
Carera foi questionado sobre o impacto que as derrotas de Tadej Pogacar para Jonas Vingegaard tiveram. E a rivalidade com o dinamarquês.
“Elas foram muito, muito, muito importantes. Você precisa de rivais para competir e melhorar. O Jonas venceu Tadej duas vezes, e isso o motivou a trabalhar mais”.
“Pogacar precisa desses desafios contra Remco Evenepoel, Jonas, Van der Poel… Estamos vivendo uma época de campeões com mentalidades únicas e diferentes”, finalizou Álex Carera.