A plataforma Strava anunciou mudanças significativas em suas políticas de uso de dados, impactando diretamente a integração com aplicativos externos. As alterações centradas na API da plataforma (Interface de Programação de Aplicações) tornam a utilização de dados do Strava para outras ferramentas extremamente limitadas, dificultando interações como compartilhamento e análise de atividades.
Restrição de uso de dados da API
A API do Strava é o meio pelo qual dados externos podem ser enviados para a plataforma e, também, exportados para outros aplicativos. Até agora, isso permitiu que atividades registradas em computadores de ciclismo ou relógios esportivos fossem facilmente exibidos para o Strava e, posteriormente, sincronizadas com ferramentas externas.
No entanto, a nova política restringe significativamente essa funcionalidade. Em comunicado enviado aos usuários, a Strava anunciou que o uso de seus dados será severamente limitado, incluindo, por exemplo:
- A exibição de atividades a outros usuários em aplicativos externos;
- O uso de dados com inteligência artificial para análise ou processamento;
- Qualquer outro tipo de manipulação ou análise de dados.
Essas mudanças têm impacto direto em plataformas como Intervals.icu e Final Surge, que dependem dessas informações para oferecer funcionalidades de coaching e monitoramento.
Impactos para usuários e treinadores
As novas restrições permitirão que as informações ainda sejam enviadas para aplicativos externos, mas somente o próprio usuário terá acesso às informações. Isso significa que treinadores, por exemplo, não poderão mais monitorar as atividades de seus atletas por essas plataformas.
Da mesma forma, funcionalidades como rankings e análises de desempenho em aplicativos como VeloViewer devem ser interrompidos.
Embora alguns dispositivos esportivos ainda ofereçam alternativas diretas para transferência de dados para plataformas externas sem passar pelo Strava, nem todos os dispositivos GPS têm essa compatibilidade, especialmente os de marcas menos conhecidas.
Serviços de coaching devem ser afetados diretamente
A segunda grande implicação é a restrição de qualquer análise ou processamento de dados por aplicativos externos. Isso afeta diretamente os serviços de coaching, que utilizam ferramentas para consideração como intensidade de treino ou comparação de desempenhos anteriores. Na prática, muitos desses aplicativos perderão boa parte de sua funcionalidade.
Prazo reduzido para adaptação ao novo sistema
Outro ponto polêmico foi o prazo reduzido oferecido para a adaptação às novas regras. O Strava concedeu apenas 30 dias para que os desenvolvedores ajustassem suas ferramentas às novas diretrizes, um período considerado insuficiente por muitos. Como resultado, diversos aplicativos provavelmente perderão a integração com a plataforma.
Strava alega proteção aos dados ao justificar mudança
De acordo com o Strava, as mudanças têm como objetivo principal proteger melhor os dados dos usuários. No entanto, os críticos apontam que a medida também pode estar relacionada ao desejo da plataforma de aumentar o controle sobre os dados e dificultar a dependência de aplicativos externos, incentivando os usuários a utilizarem exclusivamente os serviços do Strava.
Plataformas postam notas oficiais
Muitas das marcas mais afetadas pela mudança são pequenas. Serviços que preenchem nichos pequenos e específicos para usuários finais, provavelmente desaparecerão da lista de aplicativos aprovados do Strava.
As maiores empresas estão respondendo de formas diversas. Marcas como a FasCat Coaching, emitiu nota onde afirma: ” Em razão da recente decisão da Strava de limitar o acesso à API de aplicativos de terceiros, a FasCat Coaching está reafirmando seu compromisso com a inovação e soluções que priorizam o atleta. Ao contrário de muitos no espaço de tecnologia fitness, o aplicativo CoachCat não depende da API da Strava para acessar a atividade do usuário ou dados vestíveis.
Enquanto isso, a TrainerRoad tem uma publicação no fórum cobrindo a mudança onde o proprietário e CEO Nate Pearson afirma: “Ainda estamos entendendo todas as implicações; mas por enquanto: Boas notícias – Estamos sincronizando o Garmin Connect há um bom tempo.
Outras marcas, incluindo Xert e Trainingpeaks, não compartilharam uma declaração oficial, mas ambas deixaram claro que as plataformas são abertas. A Xert integra-se diretamente com Garmin e Zwift, enquanto a TrainingPeaks forneceu um link para uma página que afirma “Conecte e sincronize seus dados de treino com a Training Peaks usando milhares de dispositivos e aplicativos compatíveis da Garmin, Apple, Wahoo e mais.”