Presidente da UCI e diretor do Tour discutem proibição de fones de ouvido e inclusão de Safety Car no World Tour
A Associação Internacional de Organizadores de Corridas de Ciclismo (AIOCC), realizou sua assembleia geral nesta sexta-feira, em Riva del Garda, Itália.
O evento contou com a participação de importantes nomes do ciclismo mundial, como o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), David Lappartient, e o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme.
O encontro foi marcado por discussões sobre segurança nas corridas e mudanças significativas que poderão ser implementadas já na próxima temporada.
“Grandes ciclistas não querem os fones de ouvido”
David Lappartient trouxe à tona a questão do uso de fones de ouvido pelos ciclistas, indicando uma possível proibição para as equipes do World Tour já em 2025. O presidente da UCI destacou a importância de mudanças visando à segurança:
“Nas corridas de teste que fizemos sem fones de ouvido, notamos que houve menos quedas. Alguns ciclistas, mesmo grandes nomes, mas não vou dizer quem são, disseram-nos que não os querem”.
“Se eles estivessem no Campeonato Mundial, talvez Pogacar não tivesse atacado a 100 km do final… Os diretores esportivos os querem pela estratégia e tática, mas esta é uma questão diferente da segurança”, afirmou o diretor ao jornal La Gazzetta dello Sport.
“É preciso reduzir a velocidade!”
Christian Prudhomme, diretor do Tour de France e presidente da AIOCC, reforçou a necessidade de priorizar a segurança nas competições.
“Para todos os organizadores, a segurança continuará sendo uma prioridade máxima em 2025 e nos próximos anos”.
“Além do comportamento dos atletas e do trabalho dos organizadores, é imprescindível reduzir a velocidade por meio de medidas adequadas: os ciclistas estão indo rápido demais! Isso é crucial, não apenas para sua própria segurança, mas também para a dos outros”.
Reunião na próxima semana pode introduzir Safety Car
Uma ideia inovadora foi apresentada por Renzo Oldani, organizador da Tre Valli Varesine, após o cancelamento da corrida, devido às fortes chuvas. Ele sugeriu a introdução de um Safety Car, inspirado na Fórmula 1, para garantir que as provas possam ser concluídas de forma segura. A proposta será discutida em uma reunião já na próxima semana.
“Estão sendo buscadas soluções, hoje até se falou em montar um Safety Car como na Fórmula 1. Talvez seja uma ideia. O importante é que as corridas não parem, prejudicando os organizadores, todo o mundo do ciclismo e, acima de tudo, os apoiadores. Isso é o mais importante”, finalizou Christian Prudhomme.
🇮🇹 #TreValliVaresine
— Red Bull – BORA – hansgrohe (@RBH_ProCycling) October 8, 2024
Race has been cancelled 🚩🚩🚩 pic.twitter.com/vjSzuQoqMI