Até o momento, no Tour de France 2023, Mathieu van der Poel tem mostrado um notável espírito de equipe, colocando-se de lado suas metas pessoais para assumir o papel de um supercompanheiro de equipe para Jasper Philipsen. Essa atitude tem sido bastante evidente e parece indicar que podemos esperar que ele continue desempenhando esse papel fundamental durante o restante da corrida.
“Eu me sinto muito bem, na verdade. Tudo parece muito bom até agora. Estou ansioso para ver se há algo que eu possa fazer lá nas semanas dois e três. Até agora não foi necessário aproximar-me dos meus melhores números em termos de potência,” disse a superestrela holandesa no primeiro dia de descanso do Tour de France ao site Wielerflits. “Nos sprints, é claro, mas não de outra forma. Nos primeiros dois dias no País Basco, não fui bom o suficiente, não tinha as pernas que esperava. Mas na preparação para os sprints de Jasper, sempre fui capaz de fazer a diferença se fosse necessário.”
“Eu disse desde o início que ajudaria Jasper a levar aquela camisa verde para Paris”, explica van der Poel. “Isso ainda é verdade. A primavera que tive torna mais fácil para mim fazer isso agora. Mas certamente tentarei mostrar algo neste Tour de France sozinho. Mas se Jasper tiver uma chance melhor, essa escolha não é difícil.”