Médico da Seleção da Bélgica alerta Wout Van Aert após lesão “processo pode levar até um ano”
Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), enfrenta um período desafiador em sua carreira. Após um grave acidente na 16ª etapa Vuelta a España, o ciclista belga segue lidando com um “déficit corrente”, como apontou o médico da Federação Belga de Ciclismo e referência no país, Kris Van der Mieren.
“É muito importante que ele não comece muito cedo”, afirmou Van der Mieren ao jornal belga Het Laatste Nieuws.
Corrida é fundamental no Ciclocross
Van Aert sofreu danos significativos no joelho devido à queda intencional durante a competição. “O dano foi maior do que se pensava inicialmente. Um amassado pode ser visto na lateral da junta. Isso explica a dor e por que ainda uso muletas”, relatou o atleta semanas após o acidente.
O ex-campeão mundial de ciclocross adotou uma abordagem gradual, focando em pequenos progressos. Recentemente, conseguiu explorar trajetos dos grandes clássicos de 2025, como o Tour de Flandres, mas ainda enfrenta dificuldades específicas, especialmente na corrida. No Ciclocross, a corrida é uma parte crucial, o que demanda ainda mais paciência em seu retorno.
“Fortalecimento dos tendões pode levar um ano”
De acordo com Kris Van der Mieren, caminhar pode ser benéfico nesse contexto. “Já está suficientemente comprovado que caminhar acrescenta valor para os ciclistas. É o melhor estímulo de força que você pode dar aos seus músculos”.
“E certamente no Ciclocross falamos de uma ‘história mais-mais’. Os impactos que eles sofrem, tornam as fibras dos tendões mais fortes”, explicou o médico.
Embora caminhar seja útil, o processo de fortalecimento dos tendões requer tempo e atenção. “Essas fibras precisam se adaptar e gradualmente ficarem mais fortes novamente”.
“Dependendo da natureza da lesão, isso pode levar até três, quatro meses ou até um ano. Acelerar ou forçar a recuperação está completamente fora de questão”, ressaltou Van der Mieren.
“Porque o grande perigo é que você destrua rapidamente as fibras que cria, porque elas não são fortes o suficiente e você corre o risco de sofrer uma nova lesão”, afirma Kris Van der Mieren.
“Isso poderá acabar com a sua carreira”
Niels Albert, ex-campeão mundial de ciclocross que enfrentou problemas semelhantes, também alertou sobre os riscos envolvidos: “O joelho, uma articulação que se move continuamente, deve estar em ótimas condições”.
“Pegue Gavere, Zonhoven, Namur, Loenhout, Baal… são cruzamentos onde você regularmente tem que descer da bicicleta. Se você sentir dor aí, ele para. E se você destruir completamente o joelho, isso poderá acabar com a sua carreira.”