“Você sabe que Tadej Pogacar vai vencer, mas não sabe em que quantidade” diretor da UAE revela a difícil escolha de competições do esloveno
Matxin Fernández, treinador da UAE Team Emirates, tem acompanhado de perto o extraordinário desempenho de Tadej Pogacar, um dos ciclistas mais dominantes da atualidade.
Em entrevista ao Eurosport, o espanhol refletiu sobre a brilhante temporada do esloveno, destacando tanto suas conquistas quanto os desafios que ainda permanecem em sua carreira.
“Você sabe que ele vai vencer”
Para Matxin, o domínio de Pogacar em 2024 foi impressionante. “Você sabe que ele terá um bom ano e que ele vai vencer, mas não sabe em que quantidade”, explicou o treinador. Apesar de conhecer bem a capacidade do esloveno, Matxin admitiu que nunca se pode prever com exatidão os resultados em um esporte tão competitivo.
“Você pode controlar a eficiência e a motivação dos ciclistas da sua equipe, mas o que você nunca pode controlar é a competição. Temos dados sobre nós mesmos, mas não sabemos nada sobre nossos rivais. É por isso que, mesmo com a grandeza de Tadej, nunca temos certeza”, analisou.
Os próximos desafios de Tadej Pogacar
Mesmo com um calendário de conquistas que inclui o Giro d’Italia e o Campeonato Mundial, Pogacar ainda tem metas a cumprir, como vencer a Milan-San Remo, a Paris-Roubaix e a Vuelta a España. Contudo, Matxin ressaltou que algumas dessas competições podem entrar em conflito no planejamento de temporada.
“Se você quiser participar do Giro como na temporada passada, terá que pular a Paris-Roubaix por causa da preparação que um Grand Tour exige”, observou o técnico.
A Milan-Sanremo é a corrida mais difícil de vencer
Segundo Matxin, entre os desafios pendentes, a Milão-San Remo se destaca como a corrida mais difícil de vencer. “Na minha opinião, a Milan-Sanremo é a corrida mais difícil de vencer. A corrida é decidida em cinco minutos explosivos após sete horas de corrida”.
“Se você for realista, nenhum ciclista hoje pode ser superior aos seus concorrentes em cinco minutos. Existem muitos candidatos além de Tadej, porque para esse esforço de cinco minutos você tem pilotos como Mathieu Van der Poel, Wout Van Aert e Marc Hirschi”, avaliou Matxin.
Para o treinador, a imprevisibilidade dessa corrida é o que a torna tão desafiadora. “Acredito que é uma corrida que você, como o melhor ciclista do mundo – e considero Tadej o melhor, sem desmerecer ninguém –, não consegue calcular como conquistá-la.”