Copa do Mundo de Ciclocross: Michael Vanthourenhout conquista vitória, confira os resultados e a chegada
Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), venceu a 2ª etapa da Copa do Mundo de Ciclocross, realizada em Dublin, apesar de enfrentar contratempos, como a necessidade de trocar de sapatilhas durante a prova. Toon Aerts, ficou com a 2ª posição enquanto o espanhol Felipe Orts completou o pódio em 3º lugar.
Favoritos em ação na Irlanda
Com a presença da maioria dos principais competidores, a etapa em Dublin prometia intensas disputas. Niels Vandeputte foi a grande ausência, mas nomes como Eli Iserbyt, Laurens Sweeck, o Campeão Europeu Thibau Nys e o eventual vencedor Michael Vanthourenhout estavam prontos para o duelo.
Iserbyt, vindo de vitórias no final de semana passado, era considerado o principal favorito. Toon Aerts também estava entre os ciclistas mais aguardados para a prova.
Largada com muitas quedas
A corrida começou intensa, com Thibau Nys (Baloise Trek Lions), liderando inicialmente. No entanto, um erro de Michael Boros, que caiu ao tentar superar as vigas, provocou caos no pelotão. Vários ciclistas precisaram desviar, e o Campeão Europeu, que havia começado atrás, também caiu, machucando o tornozelo.
Felizmente, apesar da forte pancada, os danos físicos não foram graves, permitindo que o belga continuasse a prova, mesmo que acabasse desistindo ao perceber que não teria chance de uma boa colocação final.
The first lap crash that saw Thibau Nys’ chances of winning today’s UCI cyclocross World Cup in Dublin disappear , courtesy of Ffion Dolan. pic.twitter.com/ewv0UZ9FNG
— Gerard Cromwell (@irishcycling) December 1, 2024
Vanthourenhout troca as sapatilhas
Enquanto Felipe Orts assumia a liderança inicial, foi no segundo giro que Vanthourenhout começou a se destacar, formando um pequeno grupo na frente ao lado de Pim Ronhaar e Joran Wyseure. Durante a 4ª volta, Vanthourenhout enfrentou um problema técnico com sua sapatilha, forçando-o a trocar de sapatilhas nos boxes.
Após resolver o problema, ele mostrou sua força com ataques constantes, mantendo-se sempre no grupo principal, mesmo com a pressão de adversários como Laurens Sweeck, Gerben Kuypers e Lars van der Haar.
Volta final e vitória decidida no detalhe
A corrida foi decidida na última volta, com seis competidores ainda juntos na liderança: Iserbyt, Aerts, Vanthourenhout, Wyseure, Ronhaar e Orts. A tensão aumentou quando Eli Iserbyt tentou abrir vantagem, mas cometeu um erro que desacelerou o grupo. Vanthourenhout aproveitou a oportunidade, atacou com precisão e assumiu a liderança. Toon Aerts tentou alcançar o belga, mas não conseguiu ultrapassá-lo.
Com isso, Michael Vanthourenhout garantiu uma vitória memorável em Dublin, seguido por Aerts em segundo e Orts em terceiro.
Vanthourenhout novo líder da Classificação Geral da Copa do Mundo
Graças à vitória, Vanthourenhout assumiu a liderança na classificação geral da Copa do Mundo, com 65 pontos. Seu companheiro de equipe, Eli Iserbyt, segue de perto com 62 pontos, mantendo a disputa aberta nas próximas etapas.
Assista a chegada
WHAT A FINISH! 😮
— Eurosport (@eurosport) December 1, 2024
Michael Vanthourenhout seals the win with a HUGE final attack at the UCI Cyclo-Cross World Cup in Dublin! 🇮🇪 pic.twitter.com/NfpKY6koMV