“As pessoas achavam que eu era arrogante” Remco Evenepoel admite mudança de comportamento após reações negativas
Remco Evenepoel, revelou em uma entrevista ao Het Laatste Nieuws, nesta segunda-feira (antes do terrível acidente que sofreu nesta terça-feira), como se tornou uma pessoa diferente após seu ano de grande sucesso em 2022.
Em conexão com o lançamento de sua biografia, Full Gas: Streven(d) naar perfectie (Full Gas: Esforce-se pela perfeição), o ciclista de 24 anos refletiu sobre sua evolução pessoal e profissional, destacando mudanças em sua mentalidade e atitudes dentro e fora das competições.
“Sou muito ambicioso”
“Sou muito ambicioso. Minha fasquia é bastante alta. E eu coloquei esse padrão tão alto para mim mesmo. É uma escolha que faço por mim mesmo”. Ele prefere atuar para sua própria satisfação e não tanto para o mundo exterior.
“Se quero vencer corridas, não posso fazê-lo de improviso. Para vencer tenho que trabalhar, tem que haver estrutura para isso, tem que haver uma estrutura dentro da qual eu possa funcionar. É assim que deveria ser”.
Como isso aconteceu? Evenepoel tem duas razões para isso e ambas têm a ver com a sua juventude no futebol. “Talvez tenha a ver com o fato de praticar desporto de alto nível desde muito jovem. Desde o início eu estava comprometido, focado, queria competir”.
Além disso, ele era relativamente independente nessa etapa da carreira. “Sou filho único, os meus pais eram trabalhadores, estavam sempre ocupados. Aprendi a fazer meu plano. Minha força de vontade precisava estar crescendo”, revelou Evenepoel.
“As pessoas achavam que eu era arrogante”
Evenepoel admitiu que, no início de sua carreira, seu comportamento poderia ser percebido como arrogante. “Eu ousava afirmar-me, inclusive nos meios de comunicação, e sei que algumas pessoas tinham dificuldade em me compreender”, disse ele.
“As pessoas achavam que eu era arrogante, ouvi dizer. Talvez eu mesmo tenha provocado essas reações, agora percebo isso”, Evenepoel admite que seu comportamento provocava reações negativas nas pessoas.
Agora, com uma visão mais equilibrada, reconhece que sua atitude provocava reações negativas. “Meu ego não assume mais o controle”, afirmou, destacando que sua transformação também ajudou a ganhar a admiração de antigos rivais.
Cultura Árabe modificou seu comportamento
O casamento com sua esposa, Oumi, no final de 2022, também desempenhou um papel fundamental em sua evolução pessoal. Remco revelou que foi apresentado à cultura árabe por meio de Oumi, que o ajudou a desenvolver uma abordagem mais tranquila e focada naquilo que está sob seu controle. “Isso foi difícil no começo.
Antes do meu casamento, eu era diferente, especialmente após a minha queda na Il Lombardia. Queria muito e muito rápido”, lembrou.
“Quando percebi que também posso olhar as coisas com mais calma, comecei a ter um desempenho mais forte e avancei para o nível mais alto”, concluiu Remco Evenepoel.
O relato de Remco Evenepoel mostra que, além do talento natural, o sucesso no ciclismo também exige maturidade e equilíbrio emocional, características que ele tem demonstrado aprimorar ao longo dos anos.