Ben Healy revela erros no Tour de France, mas busca a Classificação Geral em Grand Tour “paguei o preço na 3ª semana
O irlandês Ben Healy, da EF Education-EasyPost, revelou em entrevista ao Cyclingnews que está considerando disputar um Grand Tour como ciclista de Classificação Geral no futuro.
Conhecido por seu estilo ofensivo e capacidade em provas clássicas, Healy vem repensando seu papel após sua estreia no Tour de France, onde finalizou na 27ª posição da Classificação Geral. Sua melhor colocação, foi o 5º lugar na icônica 9ª etapa em Troyes, com diversos trechos de Gravel, onde permaneceu por quase 150 km na fuga.
“Eu poderia estar em uma boa posição no GC”
Healy destacou que sua experiência no Tour de France revelou novas possibilidades para ele.
“Aprendi que poderia me envolver mais na maior corrida por etapas do mundo. Isso me fez pensar um pouco em buscar uma boa posição na Classificação Geral”. Healy
“Acho que se eu tivesse lidado de forma diferente nas primeiras semanas, poderia estar em uma boa posição na Classificação Geral a partir da terceira semana”, refletiu.
Novos objetivos no Tour de France 2025
Pensando em 2025, Healy deixou claro que deseja aplicar as lições aprendidas na temporada passada.
“Acho que é algo sobre o qual precisamos conversar nesta entressafra. Eu realmente quero fazer o mesmo que este ano. Espero obter melhores resultados com isso, pegar o que aprendi neste ano e aplicar no próximo ano.”
Healy também está atento às oportunidades que os percursos futuros dos Grand Tours possam oferecer:
“Se os percursos dos Grand Tours forem apresentados e eu achar que há oportunidades lá, então acho que isso é algo que definitivamente deveria considerar.”
“Acabei pagando o preço na 3ª semana”
Com apenas 24 anos e três temporadas no WorldTour, Healy acredita que ainda tem muito a evoluir como ciclista:
“Acho que aprendo muito mais a cada corrida, a cada temporada, e isso só me torna um ciclista melhor.” Entre as lições mais valiosas do Tour de France, ele destacou a importância de poupar energia ao escolher estrategicamente as etapas em que se deve buscar a vitória.
“Eu fazia alguma coisa todos os dias e acabei pagando o preço na terceira semana. Talvez devêssemos escolher as etapas de forma mais tática.”
UAE Team Emirates é o modelo a ser seguido
Healy finaliza ressaltando a postura da melhor equipe do ano, e considera que este é o modelo a ser seguido.
“A UAE Team Emirates mostrou que sempre busca a vitória quando há oportunidades. Devemos levar isso em conta”, finalizou Ben Healy.