Tradicional ProTeam desiste do Giro d’Italia mesmo com vaga garantida

A equipe belga Lotto Dstny não participará do Giro d’Italia em 2025. Mesmo apta a competir na prova italiana, assim como nas duas últimas temporadas, a formação decidiu abrir mão do evento mais uma vez. O diretor da equipe, Stéphane Heulot, confirmou a decisão em entrevista ao canal francês CyclismActu.

Enquanto as equipes do WorldTour têm a obrigação de participar do Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España, essa regra não se aplica aos ProTeams, como a Lotto. Apesar de ter a vaga garantida, pela terceira vez consecutiva, a equipe escolheu não estar presente no Giro, aproveitando a flexibilidade oferecida a sua categoria.

girodociclismo.com.br tradicional proteam anuncia que nao vai ao giro ditalia mesmo com vaga garantida image
A equipe tem no jovem Lennert Van Eetvelt, um potencial para lutar pelo GC, assim como aconteceu na 4ª etapa da Vuelta no sprint com Primoz Roglic

Reestruturação e redução de elenco

“A ideia é adaptar o programa à nossa seleção”, afirmou Stéphane Heulot ao justificar a decisão. Ele explicou que, para 2025, a Lotto contará com 25 ciclistas, uma redução em relação aos 29 atletas da temporada anterior. Além disso, quatro integrantes da equipe de desenvolvimento foram promovidos ao time principal, exigindo ajustes no planejamento da temporada.

“Nem é preciso dizer que nosso calendário será menor e adaptado às nossas capacidades”, continuou Heulot. Segundo ele, a equipe priorizará provas mais alinhadas com seu elenco reduzido.

girodociclismo.com.br tradicional proteam anuncia que nao vai ao giro ditalia mesmo com vaga garantida image 2
A Lotto Dstny perdeu um dos seus principais ciclistas recentemente. Maxim Van Gils rescindiu seu contrato e assinou com a Red Bull Bora-hansgrohe

“Eu queria voltar ao WorldTour fazendo os três Grand Tours”

Heulot também revelou uma mudança de perspectiva em relação ao retorno ao WorldTour, uma meta que havia sido considerada anteriormente. “No início do ano passado, eu queria voltar ao WorldTour fazendo os três Grand Tours”, admitiu Stéphane Heulot.

No entanto, diante das circunstâncias atuais, a decisão de pular o Giro d’Italia novamente foi tomada, reforçando o foco da equipe em uma abordagem mais seletiva e estratégica.

girodociclismo.com.br tradicional proteam desiste do giro ditalia mesmo com vaga garantida image 4
Stéphane Heulot

Impacto da saída da Dstny como patrocinador

Além das alterações no calendário e no elenco, a Lotto enfrentará a perda do patrocínio da Dstny no próximo inverno. Essa mudança pode ter influenciado na escolha de um programa mais enxuto e alinhado às condições financeiras e esportivas da formação.

girodociclismo.com.br tradicional proteam desiste do giro ditalia mesmo com vaga garantida image 2
A equipe ainda possui no seu plantel o jovem prodígio belga Jarno Widar, (19 anos) vencedor do Giro d’Italia sub-23

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.