Paris-Nice 2025 tem percurso revelado com fortes ascensões e um Contrarrelógio atípico, confira todas as etapas
A organização do Paris-Nice anunciou nesta terça-feira o percurso oficial para a próxima edição, que ocorrerá entre os dias 9 e 16 de março de 2025. A corrida francesa, conhecida como “Corrida ao Sol”, promete uma competição equilibrada, com três etapas com fortes subidas e um Contrarrelógio por equipes, onde cada ciclista terá o seu tempo registrado. Confira as etapas.
Primeira etapa deve 1ª Etapa inaugural: Velocistas no páreo
A 1ª etapa da Paris-Nice 2025 acontecerá em 09 de março, com largada e chegada em Le Perray-en-Yvelines, após 156,5 km. Apesar de apresentar um muro de 1,2 km de extensão com porcentagens de até 15%, os velocistas mais fortes ainda terão boas chances de brigar pela vitória.
A 2ª etapa, por sua vez, promete favorecer os sprinters, uma vez que a altimetria será consideravelmente reduzida, no entanto, a organização alerta “mesma finalização de 2019, quando o vento destruiu o pelotão”.
Contrarrelógio por equipes atípico
A terceira etapa será marcada por um Contrarrelógio por equipes de 28,4 km, com um detalhe particular: o tempo individual de cada ciclista será contabilizado, em vez do tempo do quarto corredor da equipe, como é habitual.
Isso oferece uma vantagem para líderes que podem aumentar no último milhão, conquistando segundos preciosos. O principal desafio desta etapa será a subida da Côte de la Pisserotte (1 km a 5,4%).
Na 4ª etapa, os ciclistas enfrentarão a primeira etapa de montanha. A chegada será em La Loge des Gardes, uma subida de 6,7 km com média de inclinação de 7,1% . Em 2023, foi nesse cenário que Tadej Pogacar venceu e consolidou sua liderança ao derrotar Jonas Vingegaard.
Último fim de semana com subidas decisivas
Após a primeira etapa de montanha, não haverá descanso. A quinta etapa (13.03) traz um final muito exigente, com várias subidas curtas e íngremes nos últimos 50 km. A chegada será na Côte de Notre-Dame-de-Sciez (1,7 km a 11,1%), uma subida com inclinações que atingem até 18%, desafiando até os escaladores mais fortes.
O 6º dia de competição, na sexta-feira dia 14.03, será mais tranquilo. Apesar dos 209,8 km de percurso, o número de subidas será limitado, oferecendo uma rara oportunidade para os sprinters.
A penúltima etapa no sábado dia 15 de março voltará a favorecer os escaladores puros. O percurso incluirá duas subidas de 2ª categoria e duas de 1ª categoria, culminando numa chegada em Auron, após uma escalada final de 7,3 km, com 7,2% de inclinação média.
Decisão final em Nice
Caso a disputa pela Classificação Geral ainda não esteja definida, a etapa final com a tradicional chegada em Nice, deverá selecionar o vencedor.
A última etapa no domingo, dia 16 de março contará com a exigente subida do Col des Quatre Chemins (3,6 km a 8,8%), localizada a apenas 9 km da linha de chegada. A expectativa é de uma batalha intensa até o último instante para coroar o vencedor do Paris-Nice 2025.
[…] A corrida francesa incluirá três etapas de montanha e, como nos anos anteriores, contará com um Contrarrelógio por equipes, onde cada ciclista registra seu próprio tempo, conforme informou o Giro do Ciclismo. […]