Como era esperado e o próprio Tadej Pogacar havia alertado no dia anterior, a 12ª etapa iniciou com múltiplos ataques. Os dois principais interessados na classificação geral, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, no entanto, procuravam se marcar, ambos confiando nas suas equipes, que poderiam levá-los à frente, caso fosse necessário.
Apesar disso, um grupo conseguiu abrir do pelotão principal e iniciou uma jornada, tentando a sorte na etapa. Neste grupo, alguns nomes importantes, como: Tiesj Benoot (Jumbo-Visma), Thibaut Pinot (Groupama FDJ), Andrey Amador (EF Education-EasyPost), Mads Pedersen e Jasper stuyven(Lidl-Trek), Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck), Guillaume Martin (Cofidis), Ion Izagirre (Cofidis), Ruben Gurreiro ( Movistar), Matteo Jorgensen (Movistar), Dylan Teuns (Israel-PremierTech), Victor Campanaerts (Lotto-Dstny), Tobias Johannessen (Uno-X), Mathieu Bergaudeau (TotalEnergies), Julian Alaphilippe (Soudal Quickstep).
Este grande grupo chegou a abrir mais de 3min30seg do pelotão do camisa amarela, o que indicava um possível sucesso para a fuga. Com 50km para a chegada, Mathieu Van der Poel atacou o grupo e partiu em voo solo, tentando a vitória.
Enquanto isso, o pelotão com Vingegaard e Pogacar permanecia compacto.
E com um ataque solo no pequeno grupo de ciclistas remanescente da fuga inicial, Ion Izagirre vence escapado a 12ª etapa do Tour de France 2023!! Mathieu Burgaudeau(Total Energies), chega na 2ª colocação, com Matteo Jorgenson (Movistar Team) fechando o pódio na 3ª posição.
Assista o vídeo da chegada:
O pelotão cruzou a linha de chegada compacto, assim, não houve diferença de tempo entre os primeiros da classificação geral.
Resultados da 12ª etapa:
Em breve a classificação geral do Tour de France 2023.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de France no Giro do Ciclismo.
Acompanhe diariamente às 14hs(Brasil), 18hs(Portugal) a apresentação da prévia da etapa seguinte.