13ª Etapa (14.07) Châtillon-sur-Chalaronne – Grand Colombier 138km
Neste feriado nacional francês, a etapa de 138 quilômetros começará em Châtillon-Sur-Chalaronne, um pequeno vilarejo que receberá o Tour pela primeira vez. A partir daqui serão em estradas planas por muito tempo. Os grandes pelotões têm uma vantagem aqui, então há uma chance real de que um grupo líder seja criado cheio de bons ciclistas. Eles podem permanecer destacados até cerca de sessenta quilômetros antes do final.
A partir daí começa a escalada. O Col de la Lèbe (16,4 km a 3,0%) não é muito íngreme, mas bastante longo. Além disso, os primeiros quilômetros são relativamente difíceis. No entanto, os pilotos não farão a diferença aqui. Afinal, haverá uma subida bem mais difícil: o Grand Colombier. Além disso, no topo do Col de la Lèbe ainda faltam mais de quarenta quilômetros para a linha de chegada.
Os primeiras vinte e cinco deles são descendentes ou planas, mas a partir de Culoz é ascendente. O Grand Colombier, que esteve no Tour de France pela primeira vez em 2012, tem cerca de 18km com 7% de inclinação média. Você está bem baixo, então o topo tem ‘apenas’ 1495 metros.