Jovem prodígio da UAE é comparado a Tadej Pogacar “um pequeno Pogacar? Não, é um grande Jan Christen” afirma diretor
Na UAE Team Emirates, os talentos não param de surgir. Entre eles está Jan Christen, o jovem suíço de apenas 20 anos, desponta como uma das grandes promessas do ciclismo mundial. Após uma temporada impressionante, Christen tem metas ambiciosas para o futuro.
“Sonho em disputar vitórias em Grand Tours e nas Clássicas, assim como Pogacar”, afirmou o ciclista ao canal belga Sporza.
Jan Christen com três vitórias na temporada
Jan Christen foi uma das grandes revelações da UAE Team Emirates na temporada passada. O suíço venceu o Giro dell’Appennino, na Itália, a Prueba Villafranca na España e a 2ª etapa do Giro d’Abruzzo também na Itália.
Além disso Christen finalizou na 2ª posição na clássica Milano-Torino, vencida pelo experiente italiano Alberto Bettiol.
Apesar do sucesso precoce, ele ainda evolui com naturalidade. “Meu desenvolvimento foi muito rápido? Eu realmente esperava isso”, admite. Inspirando-se em Tadej Pogacar, com quem compartilha uma forte amizade, Christen destaca o impacto positivo do bicampeão do Tour de France em sua carreira.
“Ele é um grande amigo e uma pessoa muito boa dentro e fora da bicicleta. Aprendo muito com ele”, revela.
“Assim como Tadej, eu gostaria de vencer nos Grand Tours e nas Clássicas. Mas nos primeiros anos vamos nos concentrar principalmente no meu desenvolvimento como ciclista em corridas por etapas.”
“Você não precisa mais ser super magro, para escalar rápido”
Christen fará sua estreia em um Grand Tour na Vuelta a España 2025. “Com que ambições? Resta saber se Tadej (que hesita entre o Giro e a Vuelta) também irá”, pondera. Para a equipe, o objetivo é claro: conquistar a vitória geral da competição. “Pessoalmente, quero vencer pelo menos uma etapa.”
Curiosamente, Christen está ajustando sua preparação física para melhorar seu desempenho nas subidas. “Quero ter mais massa muscular e pesar em torno de 63 a 64 kg. Assim terei mais força nas subidas”, explica.
Ele ainda cita Pogacar como exemplo: “Com 69 kg, Tadej também é um grande escalador. Então você não precisa mais ser super magro para escalar rápido.”
Calendário ambicioso e grandes desafios
A temporada de 2025 se apresenta com grandes desafios para Jan Christen. O suíço estreará na Paris-Nice (09.03), e seguirá para grandes competições como a Volta ao País Basco (07.04), Amstel Gold Race (20.04), Flèche Wallonne (23.04) e deve encerrar o 1º semestre de 2025 no Tour de Romandie em 29.04.
“Nas corridas de uma semana, gostaria de ter a oportunidade de lutar pela Classificação Geral. Mas isso, claro, dependerá da minha condição física e dos meus companheiros de equipe”, afirma o jovem ciclista.
Ele reconhece os desafios de se destacar em uma equipe tão estrelada quanto a UAE Team Emirates. “Isso fornece motivação extra. Porque se eu quiser ter uma chance, tenho que treinar mais e estar mais focado.”
“Christen é um pequeno Pogacar? Não, ele é um grande Jan Christen”
O diretor esportivo da equipe, Matxin, já traçou um plano claro para o futuro de Christen. “Assim como Pogacar, Ayuso e Del Toro, quero que ele experimente seu primeiro Grand Tour na Vuelta (2025), com o objetivo de tentar vencer uma etapa.”
Embora as comparações com Pogacar sejam inevitáveis, Matxin reforça que Christen tem identidade própria. “Pogacar marcou na época com 3 vitórias em etapas em sua primeira grande turnê. Christen é um pequeno Pogacar? Não, ele é um grande Jan Christen”, ressalta Matxin.
O gerente conclui com palavras de confiança no potencial do jovem suíço: “Não gosto de comparar pilotos entre si. Mas Christen tem muito potencial.”