Nairo Quintana confirmado como capitão da Movistar no Giro d’Italia, colombiano deverá dividir liderança com compatriota
Nairo Quintana estará de volta ao Giro d’Italia no próximo ano, liderando a Movistar ao lado de Einer Rubio. O ex vencedor da Corsa Rosa, agora com 34 anos, contará com o apoio do compatriota de 26 anos na busca por bons resultados no Giro em uma liderança compartilhada.
Quintana já havia antecipado sua participação no Giro de 2025 em entrevista à agência de notícias EFE. O colombiano também irá para a Vuelta a España, deixando o Tour de France fora de sua agenda para a próxima temporada.
“Quero ganhar pontos UCI”
Além dos resultados esportivos, Quintana destacou a necessidade de conquistar pontos UCI como uma prioridade para 2025. “Quero principalmente ‘ganhar pontos’ na próxima temporada para ‘abrir portas’ para a Movistar”, declarou o ciclista. Esse objetivo deve ser alcançado no Giro e na Vuelta.
O calendário completo de Quintana ainda não está definido, mas é certo que sua temporada iniciará em fevereiro na Espanha. Ainda não foi anunciado em qual prova ele fará seu retorno às competições.
Einer Rubio em evolução como líder da Movistar
Einer Rubio, companheiro de Quintana na Movistar, também chega com credenciais sólidas para o Giro d’Italia. Aos 26 anos, o escalador já disputou o Giro em quatro oportunidades. Em 2023, ele venceu a etapa de montanha para Crans-Montana e terminou em 11º na classificação geral.
Em 2024, Rubio evoluiu ainda mais no GC, alcançando um impressionante 7º lugar. Sua presença ao lado de Quintana reforça as ambições da Movistar para a corrida italiana.