Remco Evenepoel revela qual é a etapa a vencer no Tour de France “a Maillot Jaune será disputada lá”
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) fez sua estreia no pódio do Tour de France este ano, e com um sólido 3º lugar, deixou claro que é capaz de disputar a camisa amarela no futuro. O belga, de 24 anos, terminou nove minutos atrás do vencedor Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).
Mesmo assim, ele considera o resultado um marco. “O pódio confirma que posso competir”, afirmou Evenepoel. O Campeão Mundial de Contrarrelógio já tem em mente uma estratégia clara, para conquistar o título cobiçado nos próximos anos.
“Sabemos que haverá uma camisa amarela em disputa lá”
Em entrevista ao Eurosport, Evenepoel revelou qual sua meta principal no Tour de France 2025. “Vencer o Contrarelógio da 5ª etapa (33km em Caen) é absolutamente o objetivo mais importante”.
“Sabemos que provavelmente haverá uma camisa amarela em disputa lá. Meu primeiro objetivo é não perder tempo estúpido nas quatro primeiras etapas e depois buscar a Maillot Jaune na quinta. Depois veremos dia a dia, como na Vuelta de 2022”, explicou.
O belga acredita que o percurso plano e pouco técnico favorece o seu estilo. “A camisa amarela seria legal. Devo usá-la pelo menos uma vez. Tenho que buscar o melhor resultado possível para criar uma grande lacuna. E, uma vez que essa lacuna exista, tudo pode acontecer.”
Tour de France 2024 com preparação prejudicada
Evenepoel também destacou que sua preparação para o último Tour de France foi prejudicada por uma queda na Volta ao País Basco, que afetou significativamente seu desempenho.
“Não consegui pedalar por três semanas. A clavícula estava bem, mas a escápula (omoplata) foi bastante danificada. Tive apenas dois meses para entrar em forma, o que foi muito corrido”, revelou. “Eu poderia ter terminado cinco ou seis minutos atrás de Pogacar”. O belga finalizou o Tour de France 9 minutos após Tadej Pogacar.
“Espero reduzir a diferença para 3 ou 4 minutos”
Reconhecendo que Pogacar e Jonas Vingegaard são os melhores escaladores, Evenepoel planeja treinar mais em subidas mais longas. “Acho que posso diminuir a diferença. Este ano espero reduzir para três ou quatro minutos. Isso seria um grande passo em frente.”
Ele também afirmou ser o único ciclista que conseguiu dificultar as coisas para a dupla. “Não sou um mau escalador. Na maioria dos casos, cheguei ao topo em terceiro. Cabe a mim trabalhar mais nisso e evitar quedas antes do Tour para ter a preparação mais tranquila possível.”
O objetivo é vencer os três Grand Tours
Além do Tour de France, Evenepoel tem grandes ambições para sua carreira. “O objetivo da minha carreira é vencer os três Grand Tours. Sei que chegará o dia em que me concentrarei totalmente no Giro, como fiz em 2023”, comentou.
Apesar de seus planos, ele confirmou que em 2025 participará apenas do Tour de France. “Neste momento, a resposta a três Grand Tours é um não definitivo. Pedi para participar de dois, mas também não faremos isso.”
Na primavera, Evenepoel pretende focar nas clássicas das Ardenas. “Gostaria de fazer o hat-trick nas Ardenas. Isso seria muito bom. Quero correr a Flèche Wallonne e a Liège-Bastogne-Liège e depois seguir ao Tour de France.”
“Ainda tenho que me vingar na Paris-Nice”
Mesmo com tantas vitórias em sua carreira, a fome de conquistas de Evenepoel continua. “Quero ter um desempenho pelo menos tão bom quanto no ano passado. Depois disso, o caminho lógico é ir para o Campeonato Mundial e as Clássicas italianas”.
“Ainda tenho que me vingar em Paris-Nice (Evenepoel perdeu para Matteo Jorgenson, em 2024), então essa também é uma corrida que eu gostaria de vencer.”
Olho na Il Lombardia
Após o Tour de France, Evenepoel já visualiza outro grande objetivo: a Il Lombardia. “Durante a Il Lombardia, senti que um bom resultado estava reservado, mesmo sem estar em muito boa forma”.
“Quero estar na melhor forma este ano para a Lombardia e ver se consigo vencer a corrida. Essa é uma das corridas que não quero vencer , tenho que vencer”, concluiu o belga, mostrando sua determinação inabalável para o futuro.