O Israel-Premier Tech trouxe Chris Froome com um contrato para 2021, 2022 e 2023. No entanto, de acordo com o chefe da equipe, Sylvan Adams, o desempenho de Froome não atendeu às expectativas nos anos mencionados. Adams foi claro em sua resposta ao desempenho de Froome, afirmando que ele não vale absolutamente os mais de cinco milhões de euros que recebe por ano.
Chris Froome não está no Tour de France deste ano. O quatro vezes vencedor do Tour esperava um lugar na seleção de sua equipe Israel-Premier Tech, mas o chefão Sylvan Adams o deixou em casa por causa de seus resultados decepcionantes.
Froome não apresenta resultados significativos há vários anos e isso obviamente tem tudo a ver com um acidente no Dauphiné 2019. Ele então quebrou o fêmur direito, cotovelo direito, quadril e algumas costelas e enfrentou uma longa reabilitação.
Apesar de sua idade e lesões, Israel-Premier Tech acreditava que Froome ainda era capaz de vencer um Grand Tour. Em 2021 assinou contrato por três temporadas. Podia contar com um salário anual não inferior a 5 milhões de euros. Em comparação, apenas Tadej Pogacar (6 milhões) e Peter Sagan (5,5 milhões) atualmente ganham mais.
Não vale o dinheiro
Acaba por ser um mau investimento. O vencedor de 7 grandes voltas nunca chegou perto de sua antiga forma. O único ponto positivo foi um terceiro lugar na etapa do Tour para Alpe d’Heuz em 2022. Froome valia seu salário de um milhão de dólares? “Absolutamente não”, disse um descontente Sylvan Adams ao site britânico Cycling Weekly.
“Como você pode dizer que obtivemos valor pelo dinheiro? Trouxemos Froome para ser o líder do Tour de France e ele nem está lá este ano”.
Parte desse generoso salário pode, é claro, ser justificado porque Froome, como quatro vezes vencedor do Tour de France, é o símbolo da equipe. Mas não foi por isso que Adams lhe ofereceu um contrato. “Ele tornou nosso nome maior, mas Chris não é uma ferramenta de relações públicas. Ele deve ser nosso líder no Tour.
Adams admitiu que assumiu riscos ao contratar Froome, considerando sua idade e os ferimentos sofridos. No entanto, ele ressalta que, naquela época, Froome era considerado o melhor ciclista de grandes voltas de sua geração, o que o levou a assumir o risco. Como uma equipe pequena, eles esperavam poder competir pela vitória geral no Tour rapidamente.
A equipe fez todos os esforços possíveis para ajudar Froome a se recuperar e voltar ao seu nível anterior. Ele foi enviado ao Red Bull Center em Los Angeles, onde trabalhou com os melhores especialistas para restaurar o equilíbrio em suas pernas.
Adams não acredita que o desempenho decepcionante de Froome esteja relacionado à grave queda que ele sofreu por quatro anos. Ele afirma que Froome não usa mais essa lesão como desculpa, sugerindo que outros fatores podem estar afetando seu desempenho.
Apesar disso, Adams não fechas portas à Froome: “Froome já declarou abertamente que quer continuar até os 40 anos. E eu prometi a ele que ele poderia se aposentar conosco. Ele não tem um contrato de cinco anos, mas pode chegar a cinco anos se Chris decidir fazê-lo.”
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it