Campeão da Milan-San Remo divulga novo método de treino “ridiculamente difícil, por que tenho que fazer?”

Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Campeão da Milan-San Remo (2022) revelou que está com um novo treinador e novos métodos de treino estão impulsionando sua preparação para as clássicas da primavera.

Em entrevista ao Sporza, o ciclista de 30 anos compartilhou detalhes sobre sua evolução física, suas ambições para a temporada e os desafios enfrentados em sua carreira, incluindo quedas e adversidades em corridas icônicas como o Tour de Flandres e a Paris-Roubaix. Mohoric esteve envolvido no grande acidente o Tour de Flanders 2023.

Treinos “ridiculamente difíceis”

Durante o estágio de sua equipe na Espanha, Mohoric falou sobre os intensos treinamentos desenvolvidos por seu novo treinador, Loïc Segaert, que integra o Bahrain Victorious desde o ano passado. Segaert é irmão do ciclista Alec Segaert, da Lotto-Dstny, e trouxe uma abordagem inovadora para a preparação de Mohoric.

“Os treinos do meu novo treinador belga são ridiculamente difíceis. Senti dores nas pernas pela primeira vez em dezembro”, confessou Mohoric, rindo.

girodociclismo.com.br campeao da milan san remo divulga novo metodo de treino ridiculamente dificil por que tenho que fazer image 2

“Tenho que fazer sprints constantes de 25 segundos”

O ciclista destacou as diferenças em relação à rotina anterior:
“Tenho que fazer sprints constantes de 25 segundos. Isso é muito mais difícil do que o treinamento de resistência de 5 horas a que estou acostumado.”

Quando questionado sobre os motivos por trás dessa nova abordagem, Mohoric brincou: “Por que tenho que fazer aquele treinamento intervalado difícil? Você tem que perguntar ao meu treinador.”

girodociclismo.com.br campeao da milan san remo divulga novo metodo de treino ridiculamente dificil por que tenho que fazer image 5

Melhorar o VO2 Máximo e a Capacidade Anaeróbica

Loïc Segaert explicou o raciocínio por trás dos treinos intensos, enfatizando as áreas de desenvolvimento físico de Mohoric.
“O objetivo destes treinos é melhorar o VO2 máximo do Matej e também a sua capacidade anaeróbica. Este último certamente não é o seu ponto forte, mas é muito importante nas clássicas”, afirmou o treinador.

“Poucos conseguem seguir Pogacar e Van der Poel”

Segaert também detalhou o que espera alcançar com essa preparação. “Existem poucos pilotos que conseguem seguir Pogacar e Van der Poel. Esse não é o objetivo absoluto de Matej”.

“Se Pogacar atacar o Oude Kwaremont, Matej não será o primeiro a pular na roda. O Kwaremont é um esforço de 3’30” e Pogacar pode demorar meio minuto lá.”
“Se Matej não explodir e mantiver sua posição no grupo de perseguição, ele ainda tem uma chance de retornar ao topo da corrida”, complementou Segaert.

girodociclismo.com.br campeao da milan san remo divulga novo metodo de treino ridiculamente dificil por que tenho que fazer image 7
Mohoric ataca durante o Tour de Flandres

Tour de Flandres e Paris-Roubaix

Os monumentos de paralelepípedos continuam sendo o foco principal de Mohoric na temporada. Ele destacou sua determinação em melhorar seu desempenho nas principais corridas da primavera.
“O Tour de Frandres e a Paris-Roubaix continuam a ser os dois compromissos mais importantes do ano para mim”, sublinhou o esloveno.

Mohoric também refletiu sobre suas dificuldades passadas.
“Nunca terminei entre os 10 primeiros no Tour. Sempre acontecia alguma coisa, por exemplo a minha queda na última edição.”

“Flanders Most Beautiful parece amaldiçoado para mim. Cabe a mim quebrar essa maldição”, concluiu com bom humor o esloveno.

girodociclismo.com.br campeao da milan san remo divulga novo metodo de treino ridiculamente dificil por que tenho que fazer image 8
Mohoric acelera forte na Paris-Roubaix
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.