Gregário de Tadej Pogacar busca oportunidades próprias em 2025 “se corresse somente para os outros seria menos divertido”
Tim Wellens, está prestes a iniciar sua terceira temporada na UAE Team Emirates. Além de ser um dos principais gregários de Tadej Pogacar no Tour de France, Wellens também planeja disputar a vitória em clássicas e algumas competições de outono, como revelou ao Sporza.
A temporada de 2024 foi especialmente produtiva para o belga de 33 anos, com destaque para suas conquistas individuais: o título belga no contrarrelógio, a vitória na mesma disciplina no Tour de Pologne e o triunfo geral no Renewi Tour. Com essas vitórias, o ciclista alcançou um total de 39 triunfos como profissional.
Resultados expressivos nas clássicas de 2024
Wellens destacou também sua performance no circuito de paralelepípedos, que completou pela primeira vez de forma integral na última temporada. “Meu melhor resultado foi o 2º lugar na Kuurne-Bruxelas-Kuurne, mas também andei muito bem na Omloop (Het Nieuwsblad onde finalizou na 12ª posição), ” relembra o belga.
Ele acrescentou que teve chances reais de lutar pelo pódio no Tour de Flandres, contudo, com a crescente presença de Pogacar nas clássicas de primavera e a chegada de reforços como Florian Vermeersch e Jhonatan Narvaez à equipe, Wellens admite que sua liberdade de disputar essas provas como líder, poderá ser alterada.
“Se corresse somente para os outros seria menos divertido”
Apesar das incertezas, o belga demonstra confiança: “Continuarei tendo minhas chances. Acho que é uma boa combinação: ajudar os outros e também correr por conta própria,” afirmou. Wellens enfatizou que o equilíbrio entre o papel de gregário e suas próprias oportunidades é essencial para sua satisfação no esporte.
“Se eu tivesse que correr exclusivamente para os outros durante uma temporada inteira, seria menos divertido. Mas, enquanto tiver minhas próprias oportunidades, realmente aproveito,” acrescentou.
Quanto ao planejamento para a próxima temporada, Wellens afirma que seguirá um cronograma semelhante ao de 2024.
“Se eu conseguir repetir o que fiz no ano passado, ficarei muito satisfeito. 2025 será um pouco ‘copia e cola’ em termos de programa”, concluiu.
Cronograma de Tim Wellens para 2025
28.03 E3 Saxo Classic
30.03 Gent-Wevelgem
02.04 Dwars door Vlaanderen
06.04 Tour de Flandres
13.04 Paris-Roubaix
05.07 Tour de France