UCI introduz polêmica regra que multa e desclassifica comemoração de vitórias, ciclistas do World Tour também estão fora do Mundial Sub-23
A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou uma série de alterações em seus regulamentos para a temporada de 2025. Entre as mudanças, destacam-se a implementação oficial do sistema de cartão amarelo, novas regras para corridas femininas e restrições em celebrações de vitória durante as competições.
Cartão amarelo ganha aplicação oficial
Após testes realizados em corridas juniores desde agosto, o sistema de cartão amarelo foi considerado adequado e será implementado oficialmente. A mecânica do sistema funciona da seguinte maneira:
- Infração leve: Jogar fora uma garrafa de água ou outros pequenos incidentes pode gerar um cartão amarelo.
- Duas advertências no mesmo evento: Suspensão de sete dias.
- Três cartões em 30 dias: Suspensão estendida para 14 dias.
- Seis cartões em um ano: Suspensão de 30 dias.
Ciclistas do WorldTour e ProTeams fora do Mundial Sub-23
Outra mudança significativa, diz respeito aos ciclistas do WorldTour ou ProTeams, que não poderão mais competir no Campeonato Mundial na categoria Sub-23.
Polêmica penalização pela celebração de vitórias
Uma das mudanças mais polêmicas envolve a proibição de comemorações enquanto ainda estão em competição. A regra especifica, que os ciclistas não poderão tirar as mãos do guidão para celebrar vitórias de companheiros de equipe, estando sujeitos a multas entre 100 e 500 francos suíços, além de uma possível desclassificação e um cartão amarelo.
“Um ciclista que decide desacelerar durante um sprint e, assim, colocar outros ciclistas em perigo, mantendo-se conscientemente na linha de sprint de outros ciclistas, torcendo pelo pelotão, comunicando-se via rádio enquanto você ainda está no pelotão”, definiu a entidade que especifica a penalização para o ato.
“Seguir-se-á uma multa de 100 a 500 francos suíços, bem como uma desclassificação e um possível cartão amarelo”.
Regra dos 3 km ampliada e mudança nas distâncias
Outras mudanças significativas foram aplicadas à extensão das corridas femininas e à regra de segurança nos km finais:
- Aumento da distância nas provas femininas: Antes limitadas a 160 km, as corridas agora poderão ter até 180 km. A alteração também se aplica às categorias de base.
- Redução de distância para homens sub-23: Nestas categorias, a distância máxima será limitada a 180 km.
- Regra dos três quilômetros ampliada: Agora, a zona de proteção para acidentes nos sprints foi estendida para 5 (cinco) quilômetros.
- Mudança na definição de lacuna nos sprints em grupo: Para que seja considerada uma diferença de tempo, o ciclista deverá estar a pelo menos três segundos do ciclista à frente.
Mudanças dividem o pelotão
As novas regras da UCI têm como objetivo melhorar a segurança e aumentar a competitividade das provas. Entretanto, algumas mudanças, como a proibição de celebrações, geraram críticas de ciclistas e equipes, que consideram a medida excessiva.