Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) admite que 2024 poderia ter sido uma temporada melhor em termos de resultados. Apesar das adversidades, o espanhol que completará 24 anos em fevereiro, conquistou resultados importantes para sua carreira.
O maior destaque foi a conquista de sua primeira vitória em uma Classificação Geral no Tour de Romandie, apesar de não ter vencido nenhuma etapa.
Vitória na Volta ao País Basco
Semanas antes de sua vitória na Suíça, Rodríguez já havia mostrado sua força ao triunfar na última etapa da Volta ao País Basco, em Eibar. Na Espanha, ele terminou em 2º lugar na Classificação Geral, ficando atrás apenas de seu compatriota Juan Ayuso, da UAE Team Emirates.
Esses feitos, assim como a vitória na etapa logo em seguida no Critérium du Dauphiné e o triunfo inesquecível no grande dia do Tour de France 2023, têm algo em comum: foram feitos sob a orientação do treinador Xabier Artetxe. O técnico basco, que dedicou mais de uma década à INEOS Grenadiers, deixou a equipe britânica.
“Foi um duro golpe, eu não esperava, para ser sincero”
A saída de Artetxe pegou Rodríguez de surpresa e deixou um impacto emocional significativo. “A verdade é que foi um duro golpe”, admitiu o ciclista em entrevista exclusiva ao canal espanhol Relevo . “Acima de tudo, porque foi tudo de última hora e… eu não esperava, para ser sincero”.
“Mas ei, você tem que tentar olhar as coisas com positividade, treinar o melhor que puder e enfrentar as mudanças de forma otimista.” Mesmo diante dessa perda, Rodríguez busca manter o foco e a motivação para enfrentar novos desafios com um novo treinador.
“Tenho um bom entendimento com o novo treinador”
Já sob a orientação do novo treinador, o australiano Tom Hellenan, que assumiu o papel de treinador e deve orientar o ciclista da INEOS Grenadiers para sua 6ª temporada na equipe.
“A verdade é que este ano a preparação está um pouco diferente”, revelou o espanhol. “O básico é parecido, mas haverá mudanças. Mesmo assim, confio que será bom, porque tenho um bom entendimento com o novo treinador, por isso temos que confiar”, finalizou Carlos Rodriguez.