Jonas Vingegaard revela tentativa de repetir Tadej Pogacar “na verdade, falamos sobre ir ao Giro d’Italia”

O bicampeão do Tour de France, Jonas Vingegaard, revelou que chegou a considerar a possibilidade de tentar a cobiçada dobradinha Giro d’Italia-Tour de France em 2025.

No entanto, ele e sua equipe, a Visma-Lease a Bike, decidiram postergar o desafio por enquanto, priorizando o Tour de France na próxima temporada, conforme o dinamarquês relatou ao canal britânico Cyclingweekly.

“Na verdade, falamos sobre ir ao Giro”

Vingegaard não conseguiu vencer um Grand Tour em 2024, enfrentando uma temporada complicada após sofrer um grave acidente no País Basco de Itzulia, em abril. Apesar disso, ele se recuperou no ritmo de participação no Tour de France, onde conseguiu vencer uma etapa, batendo seu arquirrival Tadej Pogacar e garantindo o 2º lugar na Classificação Geral.

girodociclismo.com.br jonas vingegaard admite que pensou em repetir tadej pogacar na verdade falamos sobre ir ao giro ditalia image 2
Vingegaard ao bater Tadej Pogacar na

A prioridade de Vingegaard, em 2025, é recuperar a camisa amarela e, embora ele e sua equipe acreditem que ele também pode repetir o feito de Pogacar, que venceu o Giro e o Tour, eles decidiram se concentrar no Tour de France nesta próxima temporada, com uma provável terceira aparição na Vuelta a España em agosto.

“Estávamos pensando sobre isso e tínhamos todas as opções na mesa – na verdade, falamos sobre ir ao Giro”, revelou Vingegaard durante o media day da equipe em La Nucia, Espanha. “Mas logo percebemos que o objetivo principal sempre seria o Tour de France.”

girodociclismo.com.br jonas vingegaard admite que pensou em repetir tadej pogacar na verdade falamos sobre ir ao giro ditalia image 5
O objetivo de Jonas Vingegaard é o amarela na Champs

“Há muitas coisas que você não consegue controlar”

Para Vingegaard, a prioridade em 2025 será recuperar a camisa amarela no Tour de France, com a possibilidade de uma terceira participação na Vuelta a España. A ideia de disputar o Giro foi considerada como uma preparação para o Tour, mas a equipe decidiu por uma abordagem mais controlada.

“Pensamos em fazer o Giro como uma espécie de preparação, mas há tantos fatores quando você vai para o Giro. Como é o Giro? Como está o clima? Quão difícil você tem que ir todos os dias? Há muitas coisas que você não consegue controlar”, explicou Vingegaard.

“Então percebemos que se você for para um Training Camp, você pode controlar cada treino que você faz e isso provavelmente é melhor.”

girodociclismo.com.br jonas vingegaard admite que pensou em repetir tadej pogacar na verdade falamos sobre ir ao giro ditalia image
Jonas Vingegaard durante o media day da Visma-Lease a Bike

“Jonas também pode vencer o Giro como preparação ao Tour”

O diretor esportivo da Visma-Lease a Bike, Grischa Niermann, também comentou sobre a decisão: “Nosso objetivo principal é o Tour de France… e pensamos que a abordagem que tivemos recentemente é a preparação ideal para o Tour de France”.

“Pogacar mostrou que pode vencer o Giro como preparação para o Tour, e esse também pode ser o caso de Jonas no futuro, mas por enquanto consideramos que ter Jonas em sua melhor forma absoluta no Tour de France não inclui fazer o Giro antes”, complementou o diretor esportivo.

girodociclismo.com.br jonas vingegaard admite que pensou em repetir tadej pogacar na verdade falamos sobre ir ao giro ditalia image 8
Grischa Niermann e Jonas Vingegaard no útlimo Tour de France

“Tadej Pogacar era forte em todos os aspectos”

Apesar dos desafios enfrentados em 2024, Vingegaard está confiante de que poderá superar Pogacar na próxima edição do Tour.

“Eu sinto que melhorei em comparação ao ano passado e que posso melhorar ainda mais”, afirmou. “Também ainda acreditamos que posso melhorar como ciclista, mas é mais sobre, melhorar a cada dia e ver qual será o resultado.”

Sobre as altas montanhas, onde antes tinha vantagem sobre Pogacar, ele reconheceu que a situação mudou: “Eu ainda acredito que posso vencê-lo, sim, e pode ser na altitude. Claro, se você me perguntasse há dois anos, eu teria dito que essa era minha força e onde ele era um pouco menos forte, mas no ano passado parecia que ele era forte em todos os aspectos.”

girodociclismo.com.br jonas vingegaard admite que pensou em repetir tadej pogacar na verdade falamos sobre ir ao giro ditalia image 6

Uma forte Visma-Lease a Bike para o Tour de France

Para o Tour de 2025, Vingegaard contará com um time reforçado, incluindo Sepp Kuss, Matteo Jorgenson, os novos contratados Simon Yates e Victor Campenaerts, além de Christophe Laporte e um dos veteranos Wilco Kelderman ou Steven Kruijswijk.

“Acredito que é uma equipe muito forte – talvez seja mais forte do que nunca”, comentou Vingegaard. “Acredito que temos muito poder de fogo na subida, mas também nas partes planas.”

Ele também percebeu a importância de evoluir como equipe: “É claro que também é importante tentar dar um passo à frente como equipe, e acho que estamos fazendo isso. Preciso dar um passo também para poder lutar por uma vitória”, finalizou Jonas Vingegaard.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.