Ex-Campeão Mundial está fora do Tour de France “eu realmente queria, mas a decisão não foi só minha”
Mads Pedersen (Lidl-Trek), Campeão Mundial em 2019, confirmou sua participação em dois Grand Tours na temporada de 2025: o Giro d’Italia e a Vuelta a España.
Entretanto, o dinamarquês de 29 anos, que se destacou nas edições de 2022 e 2023 do Tour de France com vitórias de etapa, está fora da Grande Boucle, pela primeira vez desde 2019. A decisão partiu da equipe, que investirá no jovem sprinter italiano Jonathan Milan, que fará sua estreia no Tour de France.
“Não haverá Tour para mim, vou passar o verão em casa”
“Não haverá Tour para mim este ano. Vou passar o verão em casa e, depois, competir no PostNord Danmark Rundt e na Vuelta,” revelou Pedersen durante uma conferência virtual com diversos meios de comunicação.
“Somos uma grande equipe agora e há outras prioridades. Johnny [Jonathan Milan] pode ganhar muitas etapas”, complementou Pedersen.
“Eu realmente queria, mas a decisão não foi só minha”
Apesar da ausência no Tour, Pedersen demonstrou compreender as escolhas feitas pela equipe. “Eu realmente gostaria de disputar a camisa verde, mas a decisão não foi só minha e não vou dormir chorando por não participar do Tour”.
“Também entendo que a equipe tem planos para todos os ciclistas. Estou tranquilo. Existem outras oportunidades com o Giro e a Vuelta. Assim, posso tentar ganhar duas camisas de pontos em uma única temporada,” afirmou ele.
Pedersen ainda reconheceu as qualidades de seu companheiro de equipe. “Eu entendo perfeitamente a equipe fazer o que faz, considerando a quantidade de sprints no Tour. Johnny é um sprinter melhor que eu, então, é claro, ele deve ir para o Tour e tentar vencer o máximo de etapas possível.”
Foco na Paris-Roubaix
Além dos dois Grand Tours, Pedersen também mira a conquista de sua primeira vitória em um Monumento, com foco especial no Paris-Roubaix. “Paris-Roubaix é o grande objetivo. O programa antes de Paris-Roubaix será o mesmo. Depois de Roubaix, terei uma pequena pausa antes de competir no Giro,” explicou o ciclista.
Pedersen ainda demonstrou entusiasmo com sua volta ao Giro d’Italia, prova pela qual tem grande apreço. “Meu primeiro Grand Tour foi o Giro, e eu amo essa corrida. Vamos tentar ganhar o máximo de etapas possíveis e conquistar a camisa de pontos,” finalizou o dinamarquês.