“Ande de bicicleta sozinho, em grupo não é produtivo” treinador da Alpecin-Deceuninck defende treinamento individual

O cientista esportivo Kristof de Kegel, treinador da Alpecin-Deceuninck, apresentou reflexões importantes sobre os dois métodos de treinamento, em uma entrevista ao jornal belga Het Nieuwsblad.

Entre os temas envolvidos, De Kegel destacou a diferença entre pedalar sozinho e em grupo, enfatizando que treinos individuais são frequentemente mais produtivos para o desenvolvimento do condicionamento físico.

girodociclismo.com.br treinador da alpecin deceuninck da dica de treinamento ande de bicicleta sozinho em grupo nao e produtivo image 6
Kristof de Kegel com a Alpecin-Deceuninck durante um treinamento de Contrarrelógio

Pedalar em grupo: agradável, mas nem sempre eficaz

De acordo com Kristof de Kegel, pedalar em grupo pode ser prazeroso, mas nem sempre contribui para um treinamento eficaz. Ele comparou essa prática ao ciclismo elétrico, não qual o quilometragem pode ser alta, mas a qualidade do treino deixa a desejar.

“Andar de bicicleta muito em grupo é agradável, mas muitas vezes não é um treino produtivo. Você pode compará-lo com o ciclismo elétrico. Você percorre muitos quilômetros, mas a qualidade do treinamento é baixa. Você pedala perfeitamente na roda, sente pouco resistência ao vento, por exemplo, e termina o treino com uma média de 130 a 140 watts”, explicou De Kegel.

girodociclismo.com.br treinador da alpecin deceuninck da dica de treinamento ande de bicicleta sozinho em grupo nao e produtivo image 1
Treinar em grupo pode não ser tão eficiente, segundo Kristof de Kegel

Sensação falsa de progresso no condicionamento físico

Outro ponto levantado pelo treinador é que treinou constantemente em grupo pode criar uma falsa impressão de evolução no condicionamento físico. Para ele, o ciclista pode superestimar seu desempenho ao pedalar frequentemente protegido no pelotão.

“Você terá uma sensação falsa positiva sobre seu condicionamento físico se sempre treinado em grupos. A menos que o pelotão esteja pedalando acima do seu nível, mas fazer isso sistematicamente também não é bom”, afirmou De Kegel.

girodociclismo.com.br treinador da alpecin deceuninck da dica de treinamento ande de bicicleta sozinho em grupo nao e produtivo image 4
Controlar os números no treinamento individual pode ser mais eficiente segundo o treinador

A importância do treinamento sozinho

Para obter melhores resultados, o treinador defende que sessões de treino individual são fundamentais. Segundo ele, pedalar sozinho permite ao ciclista seguir uma programação mais adequada às suas metas e necessidades específicas.

“Portanto, muitas vezes é melhor treinar regularmente sozinho, se você deseja completar sua programação”, concluiu o cientista esportivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.